domingo, 1 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XII ,Itens 7)

SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA

 “Vós tendes ouvidos o que se disse: Olho por olho, dente por dente, Eu, porém, digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quer demandar-te em juízo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregando, mil passos vai com ele ainda mais outros dois mil. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes ”.

(Matheus, Capítulo V, versículo 38-42).


Moisés recebeu o Decálogo, em uma época de homens endurecidos. Poucos eram capazes de entendê-lo, quanto mais de segui-lo. Jesus viera para viver o Decálogo, em toda a sua grandeza, em vez de olho por olho e dente por dente, recomendou-nos não resistais ao mal, se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe a outra, aquela oculta, que só Deus a conhece, a face do amor e do perdão, a face eu os brutos e maus mantêm encoberta por atitudes polidas e posições sociais, mas que, ao contato da injuria e do mal se transforma, revidando a muitas vezes de uma maneira muito mais violenta que a do ofensor. Oferecemos a outra face, a face que Jesus nos mostrou na hora em que foi levado por seus algozes e que em nenhum momento emitiu ódio, revolta ou vingança. A face do Cristo é aquela que Ele nos pede amor, compreensão e  perdão.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo
Continuação do capitulo anterior

 O que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo sua elaboração fruto do trabalho do homem. Mantendo-nos atentos aos três aspectos, Divina, Espírita e Científica, poderemos então ter a pedra de toque para assegurar a unidade do Espiritismo.  Ou seja, por um lado, todas as revelações de novos princípios para o progresso do Espiritismo serão providenciais e partirão da iniciativa dos Espíritos Superiores (constituição definitiva do programa); por outro lado, tais revelações terão de ser elaboradas pelo homem, através de seus conhecimentos para então aplicá-lo (aplicações do programa, ou constituição transitória). Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869 época em que trabalhava em um manuscrito intitulado Princípios fundamentais da Doutrina Espírita Reconhecidos como Verdades Inconcussas onde ele elaborava o que se poderia chamar constituição definitiva da Doutrina contendo certa parcela de princípios já aceitos pela ciência espírita, em conformidade com o ensino espontâneo e coletivo dos Espíritos Superiores, e também conformidade com os resultados atualizados oferecidos pelas ciências materiais.  A continuidade da importância desse manuscrito do codificador bem como da execução do grande programa da Doutrina relativamente ao movimento espírita no Brasil, se deve a  dedicação desse grande espírito chamado Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec).
No próximo blog, teremos a conclusão de todo esse estudo que nos coloca a par do conhecimento da nossa querida doutrina.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec?

Continuação do capitulo anterior

       A realização mais significativa de Rivail foi ter desenvolvido um método sistemático de investigação das comunicações mediúnicas de natureza filosófica que resultaram num bloco de ensinamentos para satisfazer todas as necessidades.
       A natureza igualitária que as mensagens transmitem naturalmente atraem o apoio dos pobres, pois lhes oferece conforto e esperança; enquanto que os aspectos científicos dos ensinamentos, especialmente aqueles que dão explicações sobre os fenômenos Espíritas, interessam os mais informados e cépticos.
       O resultado final foi uma visão das comunicações Espíritas que tem feito consideráveis incursões no pensamento estabelecido, nas Instituições, num País que, sem dúvida desempenhará um papel central nos assuntos mundiais num futuro próximo.
       É também um fato que o Espiritismo que é muito popular no México e em outros países da América Latina, está vagarosamente estabelecendo bases sólidas em toda parte, particularmente nos Estados Unidos, onde existem agora Centros Espíritas sob o recém formado Conselho Espiritista dos Estados Unidos da América.
       Quão irônico é considerarmos que a mais antiga filosofia Espírita pós Hydseville continua a ser a mais produtiva e bem sucedida
        
       Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                             26
Se os teus dotes mediúnicos permitem a exteriorização de belas páginas psicografadas, ou de eloquentes pregações repletas de sabedoria a deslumbrarem os espíritos carentes da  mensagem consoladora, mantém-te em alerta permanente. Vigie teus sentimentos mais recônditos e sepulta com firmeza moral qualquer laivo de vaidade que possa comprometer o teu abençoado mandato. A vaidade é lamentável precipício no qual os médiuns desavisados se arrojam arruinando esperançosos propósitos, graças à invigilância costumeira.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário