sábado, 24 de agosto de 2013

(ESE-Capítulo XII ,Itens 1)

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS.

“Tendes ouvidos o que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos o vos odeia, e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filho de vosso Pai, que está nos Céus, o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque, se não amardes senão os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também assim? E se saudares somente os vossos irmãos que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? – Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”.

(Matheus, Capítulo V, versículo 20-43-47).

Amar aos amigos é obrigação do próprio espírito, já que tudo obedece à lei da atração. Mérito teremos se amarmos àquele que nos odeiam, que nos perseguem, Conviver junto aos amigos, amorosos e solícitos, não nos oferece oportunidade de exercitarmos a paciência, a benevolência e o  amor. Receber elogios, belas palavras, não nos proporciona ensejos de sermos testados na paciência e na caridade. Jesus deixou bem claro esta parábola para que refletíssemos, procurando compreender àqueles que ainda não a entendem, lendo-a e não a colocando como lição de vida. Conquistar o Reino dos Céus é galgar um plano, onde a palavra inimigo não encontra aconchego. Os escribas,  fariseus e gentios, todos eles ignoravam, como muitos de nós hoje o fazemos, o amor àqueles que ainda não nos amam e tristemente chamamos de inimigos. Precisamos amá-los, eles são as pedras deixadas por nós na beira da estrada, que necessitamos para amansar os nossos espíritos. Felizes que se tornam mansos para os doentes que perambulam pela vida, oferecendo-lhes o remédio de Jesus, que são o perdão e o amor.



 CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Continuação do capitulo anterior

No trecho do blog passado, temos  uma bússola que orienta a unidade de princípios do estabelecimento teórico-doutrinário, caso haja divergências teóricas em casos concretos. Podemos formular a seguinte igualdade que representa a unidade progressiva:
Programa = {princípios já comprovados pelas ciências espírita e material}+{hipóteses a serem comprovadas pelas ciências espírita e material}
Examinemos detidamente o papel da ciência espírita no programa da Doutrina. Este papel é representado por princípios e critérios. Examinaremos no que se seguem dois outros princípios que nos permite compreender o movimento do programa da Doutrina.
Primeiro, é importante lembrar os princípios da Doutrina relacionados com controle universal dos ensinos espíritas, onde encontramos, dentre os mais notórios, o critério da sansão coletiva, conforme lemos em o Evangelho segundo o Espiritismo:
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.
Segundo, acrescentamos que a unidade do estabelecimento teórico é estruturada com base no três caracteres básicos da doutrina espírita, segundo as observações de Kardec, conforme lemos em a Gênese:

continuação no próximo blog.

VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec?

 Continuação do capitulo anterior

     A grande consideração que esse movimento tem no País, pode ser avaliada pelo fato de que existem três edições separadas de selos postais trazendo a estampa de Rivail. O primeiro foi em 1957 para celebrar o centenário do Livro dos Espíritos. Houve também uma cerimônia solene na câmara Legislativa no Distrito Federal de Brasília, no dia 03 de outubro de 1995 para comemorar a data de nascimento de Rivail. O Sr. Jorge Cauhi, representante da Câmara e o Sr. Divaldo Pereira Franco, um médium muito conhecido, falaram sobre Rivail e a importância do Espiritismo. Dois outros políticos fizeram um depoimento sobre como o Espiritismo ajudou-os em suas vidas pessoais. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que delegados de trinta e quatro países encontraram-se na cidade para o “I Congresso Internacional de Espiritismo”.
     Parece incrível, que o quarto maior País da Terra tenha abraçado o Espiritismo como parte integrante de sua cultura, sendo que os ensinamentos Espíritas foram dados à um intelectual Francês, menos de dez anos após duas crianças americanas iniciarem as comunicações mediúnicas (as quais ele no começo negou veementemente).
  O impacto que os ensinamentos de Kardec continuam a ter, simplesmente não tem precedentes no “Espiritualismo” e o mais impressionante é quando consideramos que eles foram coletados logo após o fenômeno das batidas de Hydseville. No entanto, certamente isso não quer dizer que todos os aspectos dos ensinamentos de Kardec devem ser considerados inquestionavelmente corretos em todos pontos. Hess observou que alguns intelectuais Espíritas brasileiros reclamam que os membros mais evangélicos do movimento consideram as obras de Kardec “quasi-sagrados”. Eles preferem considerar os textos como “Algumas vezes falhos mas na maioria das vezes verdadeiros, escritos por um brilhante pensador do século dezenove”.
        
       Continua no próximo blog.

 Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                   25

A providência divina se destaca aos nossos sentidos, pelas demonstrações de amor e de sabedoria em todas as circunstancias da vida. No mundo Maior, os espíritos puros tomam para si a tarefa de protegerem, aqui na crosta, os seus tutelados, aos quais se ligam pelos laços da afeição e de enobrecidos sentimentos de amor. Diante dos imprevistos que a vida nos reserva, o médium espírita, em suas preces, deve recorrer a esses benfeitores que, na qualidade de emissários do Cristo, auxiliam na medida da nossa fé e da confiança neles depositada.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

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