domingo, 18 de agosto de 2013

(ESE-Capítulo XI ,Itens 5)

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

“Então, retirando-se os fariseus, projetaram entre si compromete-lo no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre:, sabemos que és verdadeiro, e não se dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; dize-nos, pois, qual é o teu parecer é lícito dar tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhe: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: de César. Então lhes disse Jesus: Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se e deixando-o, se retiraram”.

(Matheus, Capítulo XXII, versículo 15-22)-E (Marcos, Capítulo XII, versículo 13-17).


Jesus veio à Terra trazer uma mensagem de amor e junto a ela a paz. Todos nós, vivendo no mundo, temos que obedecer às leis que o regem, não podendo servir a Deus, lesando aos homens. Jesus deu a César o que era de César e mesmo pertencendo a Deus, também precisou respeitar as leis da Terra, tendo muitas vezes que usar a moeda de César, Jesus, não veio lesar ninguém, nem pregar a separação e a guerra, Ele é o mensageiro de paz, lutando para que nós, os Seus irmãos, vivendo junto à moeda de César, saibamos não ficar presos a ela, e sim, fazendo o bom uso, oferecendo-a àqueles que a possuem tão pouco, ou nada.  Cumprindo com o dever de homens encarnados, tudo devemos fazer para respeitar as leis humanas, mesmo sendo uma provação. Se algumas delas parecerem injustas, arbitrárias, só de nós mesmos nos devemos queixar, pois tais leis existem unicamente porque ainda não aprendemos a Lei do Amor. Dia em que o próprio César der a Deus o que é de Deus, no mundo reinará a igualdade e a liberdade. Todos, unidos pela sublime lei do amor-duplo, felizes cantarão hosanas ao Senhor.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Tal atitude nos parece ser a mais sensata que se poderia tomar diante de uma desunidade em um movimento espírita possível. Kardec explicita o que fundamenta a afirmação supra, o princípio progressivo do programa da Doutrina:
Não será pois invariável o programa da Doutrina, senão com referência aos princípios que hoje tenham passado à condição de verdades comprovadas. Com relação aos outros, não os admitirá, como há feito sempre, senão a título de hipóteses até que sejam confirmados. Se lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto ela se modificará nesse ponto.
Em outro trecho, o codificador baliza situações extremas e pondera:
A verdade absoluta é eterna e, por isso mesmo, invariável. Mas quem poderá lisonjear-se de possuí-la toda ? No estado de imperfeição em que se acham os nossos conhecimentos, o que hoje nos parece falso pode amanhã ser reconhecido como verdadeiro, em consequência da descoberta de novas leis, e isso tanto na ordem moral, quanto na ordem física. Contra esta eventualidade, a doutrina nunca deverá estar desprevenida. O princípio progressivo que ela inscreve em seu código, será a salvaguarda de sua perenidade e a sua unidade se manterá, exatamente porque não se assenta no princípio da imobilidade

 Continuação do capitulo anterior

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA".

Você Conhece Kardec?

Continuação do capitulo anterior
       Existe evidências de que os trabalhos de Kardec influenciaram alguns fundadores da moderna psicologia e psiquiatria, e de que o próprio Rivail era um entusiasta de que o Espiritismo deveria ter um papel no tratamento das doenças mentais.
         Hess menciona as “dezenas de hospitais psiquiátricos, alguns dos quais mantém convênios com sistema estadual de saúde, que são de propriedade e mantidos por Espiritistas. Nesses Institutos os pacientes recebem tratamento convencional dos psiquiatras e psicólogos combinado com uma forma especializada de terapia chamada “desobsessão”, que é aplicada em um Centro Espírita das redondezas.
   No Brasil, o Espiritismo é um movimento religioso vibrante que proporciona esperança, conforto e inspiração para milhares de pessoas que de outra maneira não teriam alívio para a pobreza que nesse País é muito grande. Mas isso não seria possível, se o movimento não contasse com a ajuda das classe profissionais e dos batalhões de pessoas da sociedade que se unem a esse a trabalho conjunto de assistência. Existem tantos Espíritas doutores na cidade de São Paulo, que eles se uniram e formaram sua própria associação médica.

       Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
24
O Evangelho nos alerta quanto ao “Dai de graça o que de graça recebestes”. A faculdade mediúnica é benesse de Deus aos homens sequiosos de progresso moral pela prática da caridade pura. A mediunidade, em qualquer forma de manifestação é concessão misericordiosa do Pai a ser compartilhada em regime de solidariedade com os sofredores do caminho. Acautelem-se os tarefeiros da Boa-Nova para com a sutil tentação da cobiça. Nenhuma recompensa mesmo que a título de agrado ou de presente, deve ser aceita pelo medianeiro espírita.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário