(ESE-Capítulo XIII ,Itens 1)
QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O
QUE FAZ A DIREITA
“Guardai-vos, não façais as
vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de
outra sorte não tereis a recompensa d mão de vosso Pai, que está nos Céus.
Quando, pois, dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam
os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em
verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando dás a
esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola
fique escondida, e teu pai, que vê o que fazes em segredo, te pagará.”
(Matheus, Capítulo VI, versículo
1-4).
A caridade é o grande teste pelo
qual passam todos os espíritos. Ela nos testam a caridade, tanto que o Cristo
nos recomenda praticá-la escondida, só em ligação com o Pai, pois apenas Ele
devemos dar conhecimento do sublime ato de caridade. Se desejarmos gritar aos
quatro ventos para que toda a Terra fique agradecida com o nosso gesto, o
próprio vento apagará o nosso nome, aqui mesmo na Terra, não chegando ao Pai.
Aplaudidos seremos pelos que apreciam os atos ostensivos, mas Aquele que é
bondade e ação se calará de tristeza, por nos ver ainda tão vaidosos, ficando a
caridade praticada ainda por muito tempo ao nosso lado, esperando por nossa
humildade. Juntas subirão aos Céus e Deus ofertará a coroa àqueles que não
mediram sacrifício ao praticar a caridade em favor dos que tanto precisam.
CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”
Observações
sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo
CONCLUSÃO
1) A execução prática do princípio progressivo
permitiria a unificação interna do movimento, pela consolidação das bases
doutrinárias ou constituição definitiva do programa, estabelecimento teórico
este que fundaria a unificação do movimento espírita em progresso. Os
princípios claros e simples, codificados por Kardec, que seriam geradores de
acordo na comunidade espírita apoiada pela espontaneidade e universalidade dos
ensinos dos Espíritos Superiores liderados pelo Espírito de Verdade.
2) A execução prática do princípio progressivo
permitiria o progresso da aplicação do Espiritismo em outras áreas da atividade
cultural humana, principalmente nas atividades científicas no campo da matéria
onde o Espiritismo poderia, ao lado da atividade de elaboração das hipóteses
para explicação de fenômenos espíritas, acompanhar o avanço da ciência nas
discussões das ciências materiais sobre hipóteses para se explicar fenômenos da
matéria. Isto constituiria a parte periférica ou transitória do
programa, isto é, conteria as bases para seu desenvolvimento progressivo. Em
virtude disso, ter-se-ia a propagação de suas consequências filosóficas e
religiosas naquelas atividades de acordo com a seguinte ideia proposta pelo
codificador.
Ela respeitará todas as convicções sinceras e não
anatematizará os que sustentam ideias diferentes das suas nem deixará de
aproveitar as luzes que possam brilhar fora de seu seio. E, por outro lado, respeitando
ideias adversas, e colhendo ensinamentos fora de seu campo, não necessariamente
concordará com sincretismos desmedidos, já que, conforme lemos em o Evangelho
Segundo o Espiritismo. O princípio da concordância é também uma garantia
contra as alterações que poderiam sujeitar o Espiritismo às seitas que se
propusessem apoderar-se dele em proveito próprio e acomodá-lo á vontade. Quem
quer que tentasse desviá-lo do seu providencial objetivo, malsucedido se veria,
pela razão muito simples de que os Espíritos, em virtude da universalidade de
seus ensinos, farão cair por terra qualquer modificação que se divorcie da
verdade. Teríamos então o Espiritismo
construindo a Era Nova de forma perene e progressiva nas suas consequências tal
como previra Kardec. Talvez seja neste sentido que Kardec concebia a perpetuidade
do Espiritismo
Com este modesto trabalho de recolhimento de
coordenação de princípios sobre o avanço da ciência espírita, convém salientar,
não temos a pretensão de cair no extremo de adiantar as coisas, para que
sejamos fiéis ao seguinte conselho de um dos Espíritos protetores a Kardec, na Revue
em 1 de setembro de 1866: Desconfiai dos dois partidos
extremos que agitam o Espiritismo, quer para o prender ao passado, quer para o
precipitar sua corrida para a frente. Não devemos, pois estar dogmaticamente
presos ao núcleo, como quer o princípio de imobilidade, mas
também devemos saber esperar agindo, como nos ensina o Espírito Emmanuel, para
não abusar do princípio progressivo e, assim, favorecer amplo
desenvolvimento do Espiritismo para a humanidade e, sobretudo, em nós mesmos.
Próximo blog, novo tema, Não Percam!
“VIDA E OBRA” DE UM DOS
ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL NA DIVULGAÇÃO DA
DOUTRINA ESPIRITA.
ADOLFO BEZERRA DE MENEZES
A
MISSÃO
A
assembleia de espíritos no espaço determina a vinda de Bezerra de Menezes para
desenvolver a missão futura do Brasil como a pátria do Evangelho. Esta
assembleia foi dirigida pelo Anjo Ismael.
Mensagem de
Humberto de Campos através de Chico Xavier.
Nome -
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.
Nascimento
- 29 de agosto de 1831.
Local -
Riacho do Sangue, Ceará.
Pai -
Antônio Bezerra de Menezes.
Mãe -
Fabiana de Jesus Maria Bezerra.
Irmãos
- 3.
Formação
- Médico.
Atividade
- Político (enquanto não participou do movimento espírita).
Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
27
A mediunidade, embora obedeça a impulsos perispiríticos radica-se no
organismo físico, o que sugere cuidados específicos com relação a saúde. As
enfermidades em geral alteram a bioquímica do corpo que, por sua vez, interfere
na fisiologia nervosa da resistência à fase orgânica da mediunidade com danos
evidentes ao equipamento físico-psíquico do médium. Diante da situação, o bom
senso recomenda que durante o período de convalescença, o médium se resguarde
de trabalhos práticos, de modo a evitar sobrecargas desnecessárias que
interfiram no esforço vital patrocinador da cura.
Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)
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