sábado, 7 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 1)

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA

“Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis a recompensa d mão de vosso Pai, que está nos Céus. Quando, pois, dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando dás a esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique escondida, e teu pai, que vê o que fazes em segredo, te pagará.”

(Matheus, Capítulo VI, versículo 1-4).


A caridade é o grande teste pelo qual passam todos os espíritos. Ela nos testam a caridade, tanto que o Cristo nos recomenda praticá-la escondida, só em ligação com o Pai, pois apenas Ele devemos dar conhecimento do sublime ato de caridade. Se desejarmos gritar aos quatro ventos para que toda a Terra fique agradecida com o nosso gesto, o próprio vento apagará o nosso nome, aqui mesmo na Terra, não chegando ao Pai. Aplaudidos seremos pelos que apreciam os atos ostensivos, mas Aquele que é bondade e ação se calará de tristeza, por nos ver ainda tão vaidosos, ficando a caridade praticada ainda por muito tempo ao nosso lado, esperando por nossa humildade. Juntas subirão aos Céus e Deus ofertará a coroa àqueles que não mediram sacrifício ao praticar a caridade em favor dos que tanto precisam.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

 Continuação do blog anterior


CONCLUSÃO

1) A execução prática do princípio progressivo permitiria a unificação interna do movimento, pela consolidação das bases doutrinárias ou constituição definitiva do programa, estabelecimento teórico este que fundaria a unificação do movimento espírita em progresso. Os princípios claros e simples, codificados por Kardec, que seriam geradores de acordo na comunidade espírita apoiada pela espontaneidade e universalidade dos ensinos dos Espíritos Superiores liderados pelo Espírito de Verdade.
2) A execução prática do princípio progressivo permitiria o progresso da aplicação do Espiritismo em outras áreas da atividade cultural humana, principalmente nas atividades científicas no campo da matéria onde o Espiritismo poderia, ao lado da atividade de elaboração das hipóteses para explicação de fenômenos espíritas, acompanhar o avanço da ciência nas discussões das ciências materiais sobre hipóteses para se explicar fenômenos da matéria. Isto constituiria a parte periférica ou transitória do programa, isto é, conteria as bases para seu desenvolvimento progressivo. Em virtude disso, ter-se-ia a propagação de suas consequências filosóficas e religiosas naquelas atividades de acordo com a seguinte ideia proposta pelo codificador.  
Ela respeitará todas as convicções sinceras e não anatematizará os que sustentam ideias diferentes das suas nem deixará de aproveitar as luzes que possam brilhar fora de seu seio.   E, por outro lado, respeitando ideias adversas, e colhendo ensinamentos fora de seu campo, não necessariamente concordará com sincretismos desmedidos, já que, conforme lemos em o Evangelho Segundo o Espiritismo.  O princípio da concordância é também uma garantia contra as alterações que poderiam sujeitar o Espiritismo às seitas que se propusessem apoderar-se dele em proveito próprio e acomodá-lo á vontade. Quem quer que tentasse desviá-lo do seu providencial objetivo, malsucedido se veria, pela razão muito simples de que os Espíritos, em virtude da universalidade de seus ensinos, farão cair por terra qualquer modificação que se divorcie da verdade.  Teríamos então o Espiritismo construindo a Era Nova de forma perene e progressiva nas suas consequências tal como previra Kardec. Talvez seja neste sentido que Kardec concebia a perpetuidade do Espiritismo
Com este modesto trabalho de recolhimento de coordenação de princípios sobre o avanço da ciência espírita, convém salientar, não temos a pretensão de cair no extremo de adiantar as coisas, para que sejamos fiéis ao seguinte conselho de um dos Espíritos protetores a Kardec, na Revue em 1 de setembro de 1866: Desconfiai dos dois partidos extremos que agitam o Espiritismo, quer para o prender ao passado, quer para o precipitar sua corrida para a frente.  Não devemos, pois estar dogmaticamente presos ao núcleo, como quer o princípio de imobilidade, mas também devemos saber esperar agindo, como nos ensina o Espírito Emmanuel, para não abusar do princípio progressivo e, assim, favorecer amplo desenvolvimento do Espiritismo para a humanidade e, sobretudo, em nós mesmos.

Próximo blog, novo tema, Não Percam!

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

A MISSÃO

A assembleia de espíritos no espaço determina a vinda de Bezerra de Menezes para desenvolver a missão futura do Brasil como a pátria do Evangelho. Esta assembleia foi dirigida pelo Anjo Ismael.

Mensagem de Humberto de Campos através de Chico Xavier.

 Nome - Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.
Nascimento - 29 de agosto de 1831.
Local - Riacho do Sangue, Ceará.
Pai - Antônio Bezerra de Menezes.
Mãe - Fabiana de Jesus Maria Bezerra.
Irmãos - 3.
Formação - Médico.
Atividade - Político (enquanto não participou do movimento espírita).

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                                27
A mediunidade, embora obedeça a impulsos perispiríticos  radica-se no organismo físico, o que sugere cuidados específicos com relação a saúde. As enfermidades em geral alteram a bioquímica do corpo que, por sua vez, interfere na fisiologia nervosa da resistência à fase orgânica da mediunidade com danos evidentes ao equipamento físico-psíquico do médium. Diante da situação, o bom senso recomenda que durante o período de convalescença, o médium se resguarde de trabalhos práticos, de modo a evitar sobrecargas desnecessárias que interfiram no esforço vital patrocinador da cura.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário