sábado, 14 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 2)

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

 “E depois que Jesus desceu ao Monte, Foi muita a gente do povo que o seguiu. E eis que, vindo um leproso, o adorava dizendo: Se tu queres, Senhor, bem me podes limpar. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Pois eu quero; fica limpo. E logo ficou limpa toda a sua lepra. Então lhe disse Jesus: Vê, não o digas a ninguém;  mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faze a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho a eles.”

(Matheus, Capítulo VIII, versículo 1-4).


Jesus praticou a cura não para que ela fosse aplaudida pelos homens, mas para que um irmão nosso deixasse de sofrer. Não era aconselhável que o Sinédrio tomasse conhecimento de suas forças Divinas. Grande exemplo para todos nós, que gostamos de praticar obras para serem aplaudidas. Jesus pediu ao ex-leproso, para que ele se mostrar aos sacerdotes, para que lhe devolvessem o direito de cidadão. Mas Jesus foi desobedecido. A alegria do leproso soltou-lhe a língua, e este, indisciplinadamente, contou a toda a gente o poder do Filho de Deus. Uma multidão procurava Jesus e Ele precisou encontrar no deserto o refúgio da oração, haurindo forças para enfrentar não a lepra da purificação que corrói a carne para resplandecer o espírito, mas a lepra dos corações duros, que atacam e destroem o que não podem aceitar por não compreenderem que nem todos estão prontos para obter a cura do corpo, mas procurarmos a cura da alma com o exercício da reforma interior.


CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita
- Deus –

Existe uma Inteligência Suprema, Absoluta, não cognoscível, Causa Primária de todas as coisas, que se chama Deus, Jeová, Lavé, Alá, Brahman, O Uno, Grande-Espírito, etc.  

Não há efeito sem causa. A causa de um universo ordenado é, pois, uma causa acima do universo. Deus.

1.   Como nos fala Plotino: Deus está, por ser Absoluto, acima de qualquer definição, pois Ele/Ela é infinito em seus atributos e perfeições. Além, portanto, das limitações do pensamento intelectual humano. Qualquer que seja a palavra usada para se ter uma ideia de Deus, ela sempre estará expressando algo de limitado, humano. Mas, ainda assim, podemos dizer, numa etapa didática de analogia possível ao homem, que Deus é eterno, imutável, imaterial, único, soberanamente justo e bom e Infinito em todas as suas perfeições. Mesmo estas definições são coisas sem muito sentido para se definir Deus. Expressam pálidas ideias humanas, e seu sentido pode variar de uma para outra pessoa. E é por isso que assim falam os espíritos: "Creia, não queiras ir além do fato intuitivo da existência de Deus. Não vos percais num labirinto que vos confundirá e do qual não podereis sair. Isso não vos tornará melhores, mas um pouco mais orgulhosos, porque vocês acreditaram saber sobre algo que, na verdade, vos escapa e do qual nada, em realidade, sabes. Deixai, pois, de lado todos estes sistemas que apenas vos dividem; tendes bastante coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertar delas, o que vos será mais útil e mais benéfico do que pretenderes penetrar com vossas limitações no que é impenetrável".

(Resposta dada pelos espíritos à pergunta nº 14 de O Livro dos Espíritos).

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES 

INFÂNCIA

Seus pais viviam adstritos aos mais sérios princípios do dever e da honra, praticando fervorosamente a religião católica apostólica romana. O menino Adolfo foi, portanto, criado nesse clima de severa dignidade, respeito e religiosidade.
·         Em 1838, passou a frequentar a escola pública da Vila do Frade e, no fim de dez meses, aprontou-se na leitura, na escrita e contos.
·         Em 1842 a família, como liberais que eram, sofreu perseguição por motivos políticos, tendo de transferir sua residência para o Rio Grande do Norte. Assim, o garoto foi matriculado na aula pública de latim que havia na Serra do Martins. Decorridos dois anos, já estava ele senhor dessa língua, em condições de substituir o professor, como de fato se deu algumas vezes.
·         Em 1846, retornaram ao Ceará, sendo ele então matriculado no Liceu dirigido pelo seu irmão, o ilustrado Dr. Manuel Soares da Silva Bezerra. Ali realiza seus estudos preparatórios.
·         A perda da fortuna de seu pai obriga seu terceiro irmão a interromper os estudos na Faculdade de Direito, em Olinda.
·         Foi marcante o gesto nobre de seu pai para com os credores.

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                28
No campo espírita, cada qual deve desempenhar a tarefa à qual mais se afeiçoe imbuído de seriedade e de gratidão a Deus pela bendita oportunidade de trabalho em sua santa seara. Se te entregas ao labor da mediunidade-tarefa, exercite-a com denodo e humildade, sem que te preocupes em imitar, ou sobrepujar, outros médiuns que se destaquem pela maturidade alcançada. Sendo assim, afasta veemente do teu coração a eventualidade da inveja, visto que ela corrompe os sentimentos e patrocina desiquilíbrios obsessivos graves, só reparados à custa de muito sofrimento moral.


Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário