domingo, 22 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 5)

O ÓBOLO DA VIÚVA

“E estando Jesus sentado defronte donde o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas que importava um real. E convocando seus discípulos, lhe disse: Na verdade vos digo que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinham na sua abundancia; porem esta deitou da sua mesma indigência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento.”

(Marcos, Capítulo XII, versículo 41-44 e Lucas, Capítulo XXI, versículo 1-4).

Jesus apreciava o movimento do templo e os discípulos, inebriados, escutavam o tilintar das moedas atiradas pelos ricos. Quando veio a humilde viúva a depositar seu dinheiro, todos olharam por saberem que nada tinha para ofertar. Jesus que tudo vê, não deixou passar a oportunidade de nos deixar esta parábola, quando nos incentiva à oferta desprendida, mesmo sendo mínima. A viúva tinha pouco, diante dos homens, mas era rica de amor diante de Deus.

Anos se passaram e as parábolas de Jesus permanecem novas em ensinamentos. Quantos de nós atiramos moedas, apenas para que os outros vejam, mas esquecemos de olhar aqueles que lutam para doar, mesmo possuindo tão pouco. Os apóstolos receberam a lição e nós? , se somos abastados, devemos meditar neste trecho do Evangelho. A doação é importante, porém devemos doar sem ostentação.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

- O Espírito -

É o homem, em sua essência, um princípio inteligente, a que normalmente chamamos "Alma" ou "Espírito", independente da matéria, em íntimo contato com o corpo, que lhe é instrumento de aperfeiçoamento, e que possui todas as faculdades morais e psíquicas inerentes ao ser humano.
O Espiritismo, enquanto Ciência (aspecto tão enfatizado por Allan Kardec, mas, atualmente, um tanto negligenciado pelos espíritas brasileiros, que transformaram a doutrina em quase que unicamente uma religião), o Espiritismo prova a existência da alma por meio dos atos inteligentes do homem e pelos atos inteligentes das manifestações mediúnicas.
A alma humana, ou espírito, sobrevive ao corpo, embora traga em si traços deste corpo, e conserva a sua individualidade após a morte deste.
A alma do homem é ditosa ou infeliz depois da morte em consequência direta de seus atos durante a vida, que se inscrevem em sua consciência moral.
Todas as criaturas vão, sucessivamente, evoluindo no plano   moral e intelectual, pelas diversas etapas por que passam nas várias reencarnações, num contínuum que vai surgindo em progressão dos reinos inorgânicos até os mais incorpóreos e espirituais.
A Terra não é o único planeta habitado, e nem o mais aperfeiçoado. Existe uma infinidade de mundos habitados, que oferecem vários âmbitos de evolução e aprendizado para os espíritos.
Há uma lei de causalidade moral, conhecida como Lei do Carma, que interliga as várias vidas sucessivas do espírito, de modo a lhe dar o meio condizente com os atos praticados anteriormente, mas onde pode atuar agora, por meio de seu livre-arbítrio.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES 


MOCIDADE

Sua mocidade foi estimulada pelo gesto nobre de seu pai junto aos credores.

CASAMENTO, PROFISSÃO E VIUVEZ.
•        Em 1857 ingressa no Corpo Médico das Forças Armadas como cirurgião-tenente.
•        Em 1858 casa-se com Maria Cândida de Lacerda, que desencarnou a 24 de março de 1858, deixando-lhe dois filhos.
INGRESSO NA VIDA POLÍTICA

Vivia o Dr. Bezerra de Menezes inteiramente preocupado com seus doentes quando, em 1860, os moradores da freguesia de São Cristóvão, onde residia e clinicava, foram procurá-lo para que ele se apresentasse na Câmara Municipal. Depois de recusar o convite por duas vezes, candidatou-se pelo Partido Liberal, sendo eleito, embora muito novo.
•        Em face da imposição do chefe conservador da Câmara, Dr. Haddock Lobo, teve de abandonar a vida militar. Registrou brilhante passagem pela vida pública. Foi reeleito vereador por diversas vezes e eleito deputado por duas vezes.
•        Retirou-se por algum tempo da política. Cria a Companhia de Estrada de Ferro Macaé a Campos, época em que perde todo o seu dinheiro na exploração da empresa.
•        Em 1865, casa-se com Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã materna da primeira mulher, e com quem teve sete filhos.
•        Em 1876 candidatou-se novamente, sendo eleito presidente da Câmara Municipal. Foi eleito também deputado-geral pela Corte e Província do Rio de Janeiro.
•        Em 1880, retira-se definitivamente da política.

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                             29
Diante do fenômeno mediúnico, alguns costumam manifestar deslumbramento místico rotulando-o de milagroso, enquanto outros enxergam no médium um simples oráculo adivinhatório capaz de saciar a vã curiosidade das pessoas e de solucionar problemas profissionais, afetivos e financeiros. Seguramente, na visão espírita ostensiva é agente de consolação, esclarecimento e moralização evangélica, jamais se prestando a resolução de questões fúteis, interesseiras e materiais.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário