domingo, 28 de outubro de 2012


“Ide, ide sempre, sem temor; afastai, cuidadosamente, tudo o que vos possa entravar a marcha para o objetivo eterno.”

(ESE-Capitulo XXI, Item 8)


Campanha “conscientizar”  

CAP.XXI

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

O desesperado

A pessoa que procura o centro espirita em estado de desespero, tem que ser acudido a qualquer momento. Em primeiro lugar, procura-se acalmá-la envolvendo-a em palavras de conforto, transmitindo-lhe confiança e carinho. Na maioria das vezes está sem condições para ouvir instruções mais objetivas, portanto o melhor será encaminhá-la ao passe, para num segundo momento entrar com as conversas instrutivas e de orientação.
O desespero pode ser oriundo das mais diversas causas, mas todo o fundamento dele se baseia na falta de fé e confiança no futuro. A pessoa se desespera porque não vê saída para seu problema. O sentido de perda lhe traz a sensação de que tudo está acabado. Através da segura orientação da Doutrina Espírita, temos que incutir lentamente no indivíduo a confiança em Deus e em Sua justiça, tirando-o do desespero. Com o tempo e o auxílio dos amigos espirituais, o paciente reencontrará o equilíbrio.

Continua na próxima publicação.


REFLEXÃO

 

Sofreste decepções?

 

Não são poucas as pessoas que se tornam amargas, descrentes ou frias, evocando decepções que tenham sofrido aqui ou ali, envolvendo outras pessoas no turbilhão da vida.

Não é muito comum que nos decepcionemos com as pessoas que estão no mundo sofrendo as mesmas pressões, carências ou tormentos que nós mesmos. Uma vez que elas jamais assinaram compromissos ou infabilidade conosco, em nada tem que agradar-nos ou operar somente as coisas que gostamos.

A nossa decepção, dá-se com nossa forma de avaliar, de julgar os companheiros, situando-os em altares que não pediram para estar, e ainda que o tivessem pedido, caber-nos-ia o bom senso. Decepcionando-nos, no caso, conosco mesmos...

Costumamos a confundir as salutares doutrinas, com os doutrinadores, como se “eles” fossem pessoas especiais de Deus.

Essas mesmas pessoas, são passiveis de erros como nós, não são pessoas especiais, são pessoas que estão na condição de levar os ensinamentos de Jesus porque se prepararam para explanar o conteúdo do texto, mas muitas das vezes falam, mas não exercitam a lição no seu viver.

Mas Jesus nos advertiu dos falsos profetas, mas cabe a cada um de nós, discernir o que ouvimos, comparando os frutos com as qualidades das árvores donde eles procedem, de modo a não nos deixarem iludir. Como vemos, nos faltam , maior acercamento dessas mensagens; maior penetração nos seus conteúdos, esforçando-nos para não tombar em armadilhas ou fanatismos.

Pois bem, arregimenta todos os teus recursos de maturidade, de experiências positivas, avalia as tuas próprias queixas contra pessoas e situações e verás que tens sido o grande responsável pelas frustrações. Amadureça, estude, age nos labores do bem, aprenda a examinar cada coisa, cada situação, aprenda a examinar a ti mesmo e crescerá para a Grande Luz sem decepcionares com nada e com ninguém, pois aprenderá a compreender a cada individuo no nível geral em que se encontra, sem exigências, sem cobranças...

E a cada um de nós, devemos nos impor uma dieta de maturidade, de indulgencia e benevolência para que avancemos, com disposição de brilhar, sob a proteção de Deus.

 

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

   

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

       A Carreira de Allan Kardec

       Este artigo é um entre inúmeros, tratando de “Espiritualismo e a Instituição”,
publicado no “Ark Review.”

        O Título Espiritualismo e a Instituição é um tanto equivocado. O que nós estamos realmente falando na verdade, é do efeito do peso das opiniões geralmente negativas, que a mediunidade tem provocado contra ela mesma. No final das contas, “Espiritualismo”, é somente um pretexto, uma conveniência verbal sobre o qual nós colocamos o fenômeno da mediunidade, e os ensinamentos que provem dela através de um contexto moderno.

       “Instituição” é outra palavra conveniente que é usada para designar um conhecimento sobre qualquer assunto que é oficialmente aceito e endossado por uma considerável parcela da sociedade.

       A razão pela qual se faz necessário reiterar os conceitos acima, é que no decorrer das próximas publicações, estaremos usando palavras diferentes cada vez que estiver referindo à “religião” que se formou em volta do conceito de mediunidade.

       “Espiritismo” é a palavra associada com a prática mediúnica em toda a América Latina, particularmente no Brasil,(onde rivaliza com o Catolicismo,) e nas Filipinas. No entanto, a influência de um homem no Espiritismo particularmente no Brasil, é tão grande que o movimento é frequentemente chamado de “Espiritismo Kardecista” ou Kardecismo.

       Há muitos paradoxos no impacto que o francês Allan Kardec (1804 – 1869) teve sobre os assuntos humanos. O mais importante nisso, é que o seu trabalho constituiu o único exemplo de uma moderna apreciação sobre a mediunidade que exerceu e continua exercendo um efeito verdadeiro, profundo, numa parcela significativa da sociedade. No seu livro “Espíritos e Cientistas” – Ideologia, Espiritismo e Cultura Brasileira, o antropologista David J. Hess cita evidências que sugerem que os ensinamentos espíritas coletados por Kardec, influenciaram as teorias dos mais importantes fundadores da moderna psicologia e psiquiatria, como Pierre Janet.

       Ainda, apesar disso, Kardec permanece quase desconhecido ou pobremente entendido pelos Espiritualistas na Inglaterra. O erro mais comum e mais fatal, é ao dizerem que kardec era médium e que os ensinamentos eram dele mesmo.

   Continua no próximo blog

VOCE SABIA?

“Que Deus nos deu, no relógio, uma grande lição, porque os ponteiros assinalando o tempo, não caminham nunca para trás...”

Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário