sexta-feira, 2 de novembro de 2012


“O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo. Entretanto, não o pode fazer sem destruir os abusos. Como Jesus, ele topa com o orgulho, o egoísmo, a ambição, a cupidez, o fanatismo cego, os quais, levados à ultimas trincheiras, tentam barrar-lhe o caminho e lhe suscitam entraves e perseguições.”

(ESE-Capitulo XXIII, Item 17)

Campanha “conscientizar”  

CAP.XXIV

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

O desanimado

Normalmente um paciente é desanimado porque sua vida está sem sentido. Ele não tem ânimo para o trabalho e na maioria das vezes se isola do convívio social e familiar. Frequentemente tem depressão profunda e pensamentos que se relacionam com a morte. É necessário ter muita cautela com a orientação doutrinária e ter sempre o cuidado de encaminhar o caso também ao médico terreno para que seja avaliada a necessidade do uso de medicações, por possíveis enfermidades físicas que possam estar instaladas no organismo.
Se possível, envolver a família na orientação, mostrando os riscos que corre o doente de enveredar-se pelo caminho do desequilíbrio. Explicar, através do diálogo fraterno e convincente, a necessidade de sua moralização, pela prática da religiosidade, da moral e organização da própria vida.

Continuação na próxima publicação.

REFLEXÃO

Vibras com a doutrina?

Nos tempos atuais, quando parece que a mitológica Caixa de Pandora abriu-se sobre o mundo, deixando espalharem miasmas variados, contagiando coletividades imensas, pensamos no papel da Doutrina Espírita no seio das massas.

No momento que o egoísmo, com todo o seu séquito, alardeia confusões ideológicas, esparge cupidez, ambição e outras atormentadas pestes morais, meditemos a respeito da mensagem Espírita para a humanidade.

Movimentos, os mais estranhos e absurdos se levantaram e se levantam, valendo-se de criaturas ignorantes, de pessoas fanáticas ou indivíduos assinalados por grosseira má vontade, intentando empanar a grandeza do Consolador sobre a Terra, muitos afirmaram inverdades, outros lhes lançaram anátemas, vários levaram suas afirmativas à praça da zombaria, crendo-se vitoriosos por conta com outros cérebros conturbados pelo desconhecimento, e por corações enodoados pelo despeito, mas eram vitórias de um só dia, pois os ensinamentos da Doutrina Espírita, à semelhança de água sobre a areia, vêm-se infiltrando em todas as camadas sociais explicando, norteando, consolando, iluminando, convidando cada ser a uma maior aproximação da Luz de Jesus Cristo, demandando esferas onde reinam a harmonia, a alegria, a felicidade.

Diz um rifão popular que ninguém atira pedras em árvores que dão maus frutos...  Desse modo, todo esse conjunto de providencias que se alastra para condenar ou desmerecer o Espiritismo, gasta tanto tempo, tanta preocupação e tantos planos elabora, por sentir ou por certificar-se que cabe ao Consolador a missão de fazer pensar maduramente os indivíduos, libertando suas mentes das escravizações do fanatismo e da ignorância.

Servir a Deus sem temores; amar a Deus com devoção e ternura, por meio do serviço ao semelhante, renovar as condições da própria vida, buscando a transformação da reforma interior, fazendo o bem, são sublimes propostas do Glorioso Espiritismo.

Medite sobre tudo isso, buscando o nosso engajamento honesto, participativo, com as Hostes disseminadoras dessa portentosa Luz.

Como está seu íntimo? Vibras com o trabalho da Doutrina Espírita? Ou, acaso, te achas entre os que só identificam possibilidades de ganho fácil, de exploração dos médiuns, de beneficiamento imediato para ti e os teus?

Vibras com a Mensagem Sublime? Ou tens como uma ocupação a mais, mesclada aos teus programas sociais, a merecer somente a ti algum tempo, quando não tenhas outras coisas para fazer?

Como te vens posicionando perante a Doutrina Espírita? Vale atinar com essa questão, pois isso é muito importante à nossa vida, ainda que não saibamos, paira sobre nós uma estrela de amor que brilha na constelação do Amor de Deus.

 

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

       Arthur Findlay mostrou essa falta de entendimento ao referir-se a Kardec nestes termos:

       “No Brasil um extenso movimento tem sido dirigido pelos escritos do francês Allan Kardec. Ele no entanto, influenciou o pensamento de seus seguidores mais para a doutrina da reencarnação do que na crença do progresso, dos Espiritualistas Americanos e Britânicos”.

       O fato de que um dos mais importantes livros de Kardec foi publicado sob o título de Livro dos Médiuns, dá uma idéia de quão longe da verdade Findlay estava. Isso, junto com o mesmo conceito do progresso eterno, contínuo, como princípio central, já sugerem como ele não era familiarizado com o trabalho do Francês Allan Kardec. De fato, a diferença significativa entre Espiritismo e espiritualismo é que, para os primeiros a “Doutrina da Reencarnação”, é um ensinamento central enquanto que no Espiritualismo a crença em reencarnação não é geralmente muito difundida, apesar de ser extremamente comum. Há muitos Espiritualistas que rejeitam esse conceito com aparente desdém. No entanto, não é minha intenção colocar mais combustível nesse já superaquecido debate sobre a reencarnação. A única coisa que eu pessoalmente posso dizer é que eu encontro argumentos de ambos os lados do debate que são persuasivos de um lado e algumas vezes sensível e ilógico de outro.

       O que eu espero mostrar, no entanto, é a maneira de Kardec analisar as comunicações espíritas de natureza filosóficas, proporcionando uma maneira de aumentar o entendimento nessas conclusões e talvez também, dissolver um pouco a rejeição que parece provocar em ambos os lados cada vez que o assunto é abordado.

         Continua no próximo blog

 
VOCE SABIA?
“Dizem os amigos espirituais que a iniciação da verdadeira felicidade está em fazer, os outros felizes.  Ao doar alegria e paz, bom animo e segurança ao próximo, encontraremos a fonte de energia que nos fará constantemente motivados para a sustentação da felicidade pra nós mesmos.”
Chico Xavier
 
 
Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário