sábado, 20 de julho de 2013

LER, MEDITAR E VIVENCIAR

(ESE-Capítulo X ,Itens 11)

Não Julgueis, pois, para não serdes julgados; com o juízo que julgardes os outros, serei julgados; e com a medida com que medires, vos medirão também a vós”.
(Mateus, Capítulo VII, versículo 1 - 2).

Gostamos muito de julgar os outros, mas como sofremos quando somos julgados! Sentimo-nos satisfeitos em medir as proporções dos erros dos nossos irmãos, mas ficamos furiosos quando encontramos alguém medindo as nossas imperfeições. Os egoístas são os mais sofredores, por desejarem muito e darem tão pouco, não sabendo eles que só recebemos o que temos direito. Á medida em que, renovados, ofertamos paz, compreensão e amor, a nossa vida estará bem mais ampla de felicidade. Nada se faz que não se receba de volta e se desejamos viver em paz, lutemos, irmãos, para não julgarmos os erros dos outros, porque se ainda os possuímos eles nos serão apontados mais cruelmente do que quando o fizemos ao próximo. A melhor maneira é lutarmos contra os nossos próprios erros, transformando-os em boas ações, para que cheguem aos que errados se encontram. Os perfeitos não apontam erros nem fazem julgamento, pelo contrário, evita comentários maldosos mudando o rumo das palavras. .

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Continuação do capitulo anterior
      
 A regeneração coletiva ou global é um fenômeno da natureza de grande magnitude, e bastante lento de um ponto de vista terrestre. Trata-se de uma grande transfusão de espíritos, transfusão esta que segue duas direções: imigração e emigração coletivas.
     
Na primeira, temos a emigração de espíritos da humanidade  terrestre para as humanidades celestes já regeneradas, segundo as respectivas regenerações individuais. Na segunda, a imigração de Espíritos das humanidades celestes para a humanidade terrestre, segundo nossas necessidades regenerativas. Por outro lado, há possibilidade de exílio de Espíritos que pertenceram à humanidade terrestre, em mundos cuja humanidade ainda é primitiva ou de formação. Neste último, os Espíritos que se desenvolveram na Terra serão avançados, e viverão num meio hostil para o qual muito contribuirão intelectualmente, fazendo avançar aquela humanidade primitiva espiritualmente; terão seus livros sagrados e certamente se lembrarão da Terra, podendo sempre a ela voltar, quanto se encontrarem individualmente regenerados.

continuação no próximo blog.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior
       
Como veremos, o fato dos Espiritistas acreditarem em reencarnação não nos leva a justificar as injustiças sociais no Brasil, (onde o movimento é a principal religião) como se pode ver no sistema de castas Hindu. Muito pelo contrário, como podemos atestar na atuação maciça que o Espiritismo nesse País tem na assistência social aos pobres e também na contribuição que lá e dada ao tratamento das doenças mentais. Hess menciona que era um desejo especial de Rivail que a classe médica desse atenção aos ensinamentos dos Espíritos sobre insanidade, que eles explicavam que frequentemente era causada pela mediunidade que embora natural estava descontrolada e havia se tornado uma forma de obsessão espiritual. Em 1862 e 1863 ele dedicou uma série de artigos na Revue Spirite aos pacientes do asilo de Morzines, os quais ele considerava como sendo vítimas dessa condição infeliz, as quais eram algumas vezes causadas pela atuação de personalidades Espirituais malignas vingando-se de seus inimigos de uma existência anterior e que já haviam reencarnado. Infelizmente, as expectativas de Rivail para o Espiritismo não se realizariam nem na sua existência nem em seu próprio País. Mencionamos antes a veracidade das predições do “Espírito da Verdade” sobre as oposições que ele enfrentaria tanto das Instituições francesas como no seio do próprio Espiritismo. Rivail também havia sido avisado de que o esforço de liderar o movimento teria um efeito desastroso sobre sua saúde e que o levaria à desencarnar mais cedo. Dez anos pós a predição, em 1867, ele comentou:  “ Eu não tenho encontrado paz e mais de uma vez quase sucumbi; sob esse excesso de trabalho minha saúde tem deteriorado e minha vida tem sido comprometida. .... Tudo que foi predito pelo Espírito da Verdade está acontecendo
        
      Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
 Mediúnica
20
Educação Mediúnica, além da ilustração doutrinária, significa também treinamento constante no campo das virtudes.
À medida que o médium se esforça no sentido de cultivar hábitos salutares, cria condições propícias a um comportamento compatível com os ensinamentos do Cristo. Educação Mediúnica é, sobretudo, a busca da maturidade emocional e do equilíbrio de atitudes tão necessárias às exigências cotidianas do processo encarnatório.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)



Nenhum comentário:

Postar um comentário