domingo, 14 de julho de 2013

LER, MEDITAR E VIVENCIAR

(ESE-Capítulo X ,Itens 9)

"Por que vês tu, pois, o arqueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho?Ou como dizes ao teu irmão: Deixa-me tirar do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verá como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão.”.
(Mateus, Capítulo VII, versículo 3 - 5).

Enxergamos o argueiro no olho do nosso irmão por ainda não possuirmos a bondade e a elevação de espirito. Todos os que condenam os erros dos outros, vivem com os seus próprios erros, que os incomodam muito, sendo este o único motivo das críticas e das maledicências partirem destes espíritos fracos e imperfeitos. Os portadores de elevação não criticam, ajudam. Desde que tiramos pedras é porque as temos cultivadas, muito bem cultivadas no coração. Só damos o que temos e feliz será a Terra dia em que os corações estiverem repletos de flores, os olhos sem traves e sem arqueiros contemplarem a beleza da Criação, da qual somos partes importantes.


         CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”


Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Continuação do capitulo anterior
                
A regeneração individual consiste essencialmente nas reflexões que o Espírito faz antes de reencarnar na Terra. Quanto encarnado, ele sofrerá as vicissitudes decorrentes da escolha feita durante a erraticidade. Entretanto, presenciará os exemplos morais dado por Espíritos já regenerados, que progressivamente reencarnarão na Terra, ao longo dos séculos. Por outro lado, suas fraquezas morais não mais serão tão acirradamente testadas, como acontece em nosso século, porquanto os Espíritos renitentes no mal serão deportados para mundos inferiores. Livre de perturbações mais drásticas poderá o espírito regenerar-se intelecto-moralmente de forma mais célere, sem, contudo estar absolutamente livre de suas imperfeições morais, das quais deve despojar-se pelo exercício de seu livre-arbítrio segundo as Leis Morais.

Continuação no próximo blog.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.


VOCÊ CONHECE KARDEK?


 Continuação do capitulo anterior

Qualquer que seja a última verdade à respeito da reencarnação, permanece o fato de que ela é o meio pelo qual os Espiritistas continuam a racionalizar moralidade e ética num contexto de Justiça Divina. É também o caso que o renascimento não é visto somente como um mecanismo para se expiar as faltas passadas e nem é visto como compulsório. Os professores de Kardec enfatizavam que a reencarnação e usualmente um fator de escolha consciente após um intervalo no mundo Espiritual que pode ser longo ou curto de acordo com as circunstâncias individuais, e que ela freqüentemente ocorre porque um Espírito deseja praticar algum ato de caridade para alguns menos afortunados ou atuar em alguma missão Espiritual em particular. Então, seria muito errado assumir que todos que sofrem na Terra estão sendo “punidos” pelas faltas do passado e que merecem seus sofrimentos. A versão dos Espiritistas da doutrina da reencarnação requer que, mesmo que esse seja o caso, aqueles que sofrem por esse motivo devem ser tratados com compaixão

Continua no próximo blog.

 

COLETÂNEA DE LEMBRETES SOBRE A TEMÁTICA MEDIÚNICA 

19
Na qualidade de médium desejoso de aprender e de servir, sentirás a insopitável necessidade de vincular-te a um grupo mediúnico.
Lembra-te, porém, que todo agrupamento humano é constituído por seres ainda imperfeitos, de tal sorte que, logo identificaras os companheiros pessimistas, os hipocondríacos, os que se lamuriam constantemente, os invejosos, os ciumentos... Diante das circunstancias, recorre ao providencial recursos da prece e adote uma atitude conciliatória para que a tua permanência no grupo se assemelhe a marco luminoso envolvendo a todos em clima de harmonia e compreensão.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)










Nenhum comentário:

Postar um comentário