sábado, 19 de outubro de 2013

(ESE-Capítulo XV ,Itens 1)

O NECESSÁRIO PARA SALVAR-SE

Mas quando vier o Filho do Homem na sua majestade, e todos os anjos com Ele, então se assentará sobre o trono de sua majestade; E serão todas as gentes congregadas diante dele, e separará uns dos outros, como o pastor que aparta dos cabritos as ovelhas; E assim porá as ovelhas à direita, e os cabritos à esquerda; Então dirá ao rei aos que hão  de estar à sua direita: vinde, benditos do me Pai, possuí o reino que vos está preparado desse o princípio do mundo; Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede e me deste de beber; era hóspede, e recolheste-me; estava nu, e me cobriste-me; estava enfermo, e me visitates; estava no cárcere, e vieste me ver. Então lhes responderão os justos, dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto, ou sequioso, ou te vimos hóspedes, ou te vestimos, ou te vimos enfermo, ou no cárcere? E respondendo o rei, lhes dirá: Na verdade vos digo, que quantas vezes vós fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes. E os que estão à sua esquerda lhes dirão: Na verdade vos digo que quantas vezes os deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o suplício eterno, e os justo para a vida eterna.
“ (Mateus, Capítulo XXV, versículos 31-46).

Aqui Jesus nos convida a fraternidade, lembrando de que não adianta ama-Lo, quando nos esquecemos de um irmão necessitado. Se não praticamos a caridade, não poderemos sentar a sua direita, que esta reservada àqueles que muito amam. O fogo eterno vem ser as reencarnações, que servem para aprendermos a lei do amor. Enquanto os nus, os encarcerados, os doentes, os famintos nos estenderem as mãos e lhes permanecermos insensíveis, sentiremos o fogo das dores a queimar-nos as imperfeições da indiferença. Só teremos Cristo como a nós mesmos. Sentados à Sua direita, já conquistamos a vida eterna e não mais precisaremos reencarnar para nos educarmos. Jesus é paciente, acredita em nós, e sabe que, quando desejamos, vencemos as dificuldades e a maior delas ainda vem a ser o egoísmo dos nossos corações.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

Continuação do blog anterior

Neste sentido é bom relembrar mais algumas palavras do próprio Kardec:
"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com AS BASES FUNDAMENTAIS DE TODAS AS RELIGIÕES: DEUS, A ALMA E A VIDA FUTURA. MAS NÃO É UMA RELIGIÃO CONSTITUÍDA, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote" (...) "O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adeptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade". (Kardec, in “Obras Póstumas” - Ligeira Resposta aos Detratores do Espiritismo, páginas 260 e 261 da 21º edição da FEB).
 Ora, é muito lamentável que algumas instituições que se dizem espíritas tenham em seus meios, pessoas com a pseudo-sabedoria de se arvorarem donas de todo o conhecimento e evitem o contato com outros sistemas de pensamento ou com as novas descobertas científicas. Esquecem-se, em nome do dogmatismo e da vaidade, os dois mandamentos essenciais do espiritismo: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo", e põem um limite quase instransponível entre a mesa, com seus dirigentes, e a assembleia, num arremedo de hierarquia, arremate de um nível de poder político comum às religiões institucionalizadas. Ainda a tempo de retomar a seara da forma como foi planejada por Kardec, basta humildade e solidariedade, nada mais, junto com um sincero desejo de estudar e de instruir-se. Felizmente nas fileiras espíritas brasileiras existem lumiares de alto valor dentro do aspecto científico e filosófico, como Hernani Guimarães Andrade, Henrique Rodrigues, Hermínio C. Miranda, Clovis Nunes, Jorge Andrea, Raul Teixeira, Divaldo P. Franco e, por meio de sua mediunidade maravilhosa, Francisco Cândido Xavier. De forma mais ou menos indireta, também temos a obra fantástica de Pietro Ubaldi que, com a sua A Grande Síntese demonstrou algumas das temáticas só agora mais ou menos popularizadas ou divulgadas como consequência da evolução da Física Quântica ou da concepção Holística da filosofia da ciência que foram divulgadas em grande parte nas obras de Fritjof Capra. Mas isto é um outro assunto.

Continuação no próximo blog.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

EURÍPEDES BARSANULFO

Continuação do blog anterior
A produção de vários fenômenos fez com que fossem atraídas para Sacramento centenas de pessoas de outras paragens, abrigando- se nos hotéis e pensões, e até mesmo em casas de famílias, pois a todos Barsanulfo atendia e ninguém saía sem algum proveito, no mínimo o lenitivo da fé e a esperança renovada e, quando merecido, o benefício da cura, através de bondosos Benfeitores Espirituais. Auxiliava a todos, sem distinção de classe, credo ou cor e, onde se fizesse necessária a sua presença, lá estava ele, houvesse ou não condições materiais.
 Jamais esmorecia e, humildemente, seguia seu caminho cheio de percalços, porém animado do mais vivo idealismo. Logo sentiu a necessidade de divulgar o Espiritismo, aumentando o número dos seus seguidores. Para isso fundou o "Grupo Espírita Esperança e Caridade", no ano de 1905, tarefa na qual foi apoiado pelos seus irmãos e alguns amigos, passando a desenvolver trabalhos interessantes, tanto no campo doutrinário, como nas atividades de assistência social.
 Certa ocasião caiu em transe em meio dos alunos, no decorrer de uma aula. Voltando a si, descreveu a reunião havida em Versailles, França, logo após a I Guerra Mundial, dando os nomes dos participantes e a hora exata da reunião quando foi assinado o célebre tratado.


Continuação no próximo blog

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             33
Espíritos benfeitores imbuídos dos mais elevados sentimentos e desejosos de colaborarem com os que se perderam nos labirintos ilusórios da vida intercedem junto aos construtores espirituais por seus tutelados, de modo que, ao reencarnarem, sejam eles portadores de abençoados dotes mediúnicos. Aceitar-se médium e entender a responsabilidade de seu mandato é solidarizar-se com os bons espíritos, reconhecendo-lhes a influencia benéfica a se manifestar incondicionalmente no transcorrer de toda uma existência terrena.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)




Nenhum comentário:

Postar um comentário