sábado, 12 de outubro de 2013

(ESE-Capítulo XIV ,Itens 5)

QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

 “E vieram à casa; e concorreu de novo tanta gente, que nem mesmo podiam tomar o alimento. E quando isto ouviram os seus, saíram para o prender; porque diziam: Ele esta furioso. – E chegaram a sua mãe e seus irmãs, e ficando da parte de fora, o mandaram chamar. E estava sentado a roda de um crescido número de gente, e lhe disseram: olha que tua mãe e teus irmãos te buscam aí fora. E Ele respondeu, dizendo: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados à roda de si, lhes disse: Eis aqui a minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe.

(Marcos, Capítulo III, versículos 20-21 e 31-35: Mateus, Capítulo VII, versículos 46-50).

Jesus expulsava espíritos trevosos, curava e respeitava a todos os Seus irmãos. Muito natural que o julgassem louco, se hoje ainda nos causa espanto quando alguém larga casa e conforto para acariciar e aliviar corações sofredores. Maria era alertada pelos filhos de José e por parentes que Jesus estava ficando maluco. Sendo mãe extremosa e vivendo distante de Cafarnaum, as noticias Lhe chegavam piores ainda. Levada por parentes ao Filho encontrou-O a pregar. Jesus viera ficar, junto à nós, muito pouco tempo e os minutos eram muito bem aproveitados por Ele. A ocasião, oferecida a Jesus pela presença de Maria, ficou gravada no Evangelho. Nesta parábola, Jesus quis nos dizer que os que vivem os mandamentos de Deus são irmãos, irmãs e mãe, não só d’Ele, mas uns dos outros. Maria compreendeu as palavras do Filho: as almas boas e nobres tem capacidade para entender os grandes atos, como este de Jesus, fazendo de cada pecador e pecadora um irmão, uma irmã e uma mãe.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita
Continuação do blog anterior

Kardec tinha plena consciência do fato de que os conhecimentos adquiridos em seus estudos eram apenas o primeiro passo de uma longa jornada, e, como nos fala o grande escritor Léon Denis em sua obra "Depois da Morte", no capítulo XX, "A doutrina de Allan Kardec, nascida - não será demasiado repeti-lo - da observação metódica, da experiência rigorosa, não se torna um sistema definido, imutável, fora e acima das conquistas futuras da ciência. Resultado combinado de conhecimentos dos dois mundos, de duas humanidades de planos paralelos penetrando-se uma na outra, ambas, porém, imperfeitas e a caminho do entendimento de verdades mais profundas, do desconhecido, a Doutrina dos Espíritos transforma-se sem cessar, pelo trabalho e pelo progresso, e (...) acha-se aberta às retificações, aos esclarecimentos do futuro". E é isto que tem de ficar bem claro para o movimento espírita brasileiro, com alguns setores cristalizados e dogmatizados. A verdade é muito ampla para estar contida apenas nas obras do primeiro período da codificação, e as ciências evoluem para uma compreensão mais holística do homem e do universo que deve estar presente também nas nossas casas de estudo espíritas. E se há ainda pessoas que se realizam apenas no aspecto religioso do movimento, muitas outras há, especialmente entre os jovens, que anseiam por ver novos horizontes onde possam se lançar à altos voos com as duas asas, como nos fala Emmanuel, da razão e a do coração.

Continuação no próximo blog.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

EURÍPEDES BARSANULFO

Continuação do blog anterior

Despertado e convicto, converteu-se sem delongas e sem esmorecimentos, identificando-se plenamente com os novos ideais, numa atitude sincera e própria de sua personalidade, procurou o vigário da Igreja matriz onde prestava sua colaboração, colocando à disposição do mesmo o cargo de secretário da Irmandade.
 Repercutiu estrondosamente tal acontecimento entre os habitantes da cidade e entre membros de sua própria família. Em poucos dias começou a sofrer as consequências de sua atitude incompreendida.
 Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas da cidade, sendo procurado pelos pais dos alunos, que chegaram a oferecer-lhe dinheiro para que voltasse atrás quanto à nova matéria e, ante sua recusa, os alunos foram retirados um a um.
 Sob pressões de toda ordem e impiedosas perseguições, Eurípedes sofreu forte traumatismo, retirando- se para tratamento e recuperação em uma cidade vizinha, época em que nele desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. Um dos primeiros casos de cura ocorreu justamente com sua própria mãe que, restabelecida, se tornou valiosa assessora em seus trabalhos.

Continuação no próximo blog

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             32
A complexidade do fenômeno mediúnico só agora esta sendo desvendada em suas minudências pisicofisiológica pelos estudiosos do ramo. Muito embora a Medicina Clássica ainda desconheça a possibilidade de intercâmbio entre os dois planos da vida, a palavras dos imortais, veiculada através dos canais mediúnicos, tem contribuído para desfazer dúvidas e evidenciar a sobrevivência da centelha espiritual. Brevemente a mediunidade será oficialmente reconhecida e tratada na medida justa da sua importância para o progresso do espírito humano, estreitando, inclusive, os laços entre a Ciência e a Religião.


Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário