sábado, 2 de março de 2013



“Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomais meu jugo sobre vós. e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”. (São Mateus, cap. XI, v. 28, 29, 30).

Que melhor refúgio para aqueles que se encontram em sofrimento do que Jesus, a Sua coragem, esmolando pelos lugares da Judeia  curando, levantando caídos e não tendo onde reclinar a cabeça! Desprezado, hostilizado por muitos, a Sua coragem nos serve de exemplo para não sentirmos o nosso fardo pesado, fardo este que se torna cada vez mais insuportável, quando o nosso coração se encontra repleto de orgulho e revolta. No momento em que elevarmos em Espírito e Verdade, o nosso jugo torna-se leve, o nosso fardo, de tão suave, desaparece, porque Ele estará junto a nós, para aliviar as nossas dores, as nossas aflições e fazendo de nós almas entregues a Deus.

(ESE-Capítulo VI ,Item 1)

Campanha “conscientizar”

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

5.1 - Orientação ao enfermo

Neste tipo de assistência, a orientação adequada ao enfermo é parte importante para o sucesso de sua recuperação. Uma orientação mal conduzida poderá trazer mais prejuízos que benefícios. Daí a importância do entrevistador ter conhecimento doutrinário e experiência no trato com as pessoas. O assistido, após conversa de aconselhamento, poderá ser muito auxiliado nas explanações públicas do Evangelho de Jesus, com leituras de obras espíritas (caso tenha condições psíquicas para isso), reajustamento de hábitos, avaliação de sua conduta etc. Por esta razão é de muita importância que a casa tenha um trabalho de explanação bem estruturado, com palestras bem conduzidas dentro de uma linha que induza à reflexão e, consequentemente, à edificação. Será neste trabalho que a maioria dos casos simples serão tratada, sem que sejam necessárias intervenções mais ostensivas, como a utilização das atividades mediúnicas da casa, para evocações e doutrinação de Espíritos. Necessário, pois, cuidar bem dessa parte do trabalho.
É importante que se tenha muita cautela com as instruções dadas, pois via de regra, se lida com pessoas problemáticas no campo do entendimento e qualquer informação mal conduzida poderá ser interpretada sob a ótica deturpada da pessoa em tratamento.
A orientação deverá ser avaliada ou reforçada periodicamente, nos retornos marcados na carteirinha.

Continuação na próxima publicação.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

No entanto, o Livro dos Espíritos teve muitos convertidos ao Espiritismo das classes trabalhadoras da França, talvez pela simples razão de que os Espíritos não tinham nada de elogioso para falar sobre a desigualdade, que era e ainda é inerente à sociedade humana. De fato, a atitude Espiritista com relação à esse assunto pode ser resumida na resposta que deram a esta pergunta de Rivail: “O qual, dentre todos os vícios, pode ser considerado como a raiz de todos os outros”? Obteve como resposta: “Egoísmo, como temos repetidamente lhe falado, pois é do egoísmo que todo o mal provém. Por mais que luteis contra ele não chegareis a extirpá-lo enquanto não o atacardes pela raiz, enquanto não lhes houver destruído a causa. Que todos os vossos esforços tendam para esse fim, porque nele se encontra a verdadeira chaga da sociedade. Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades”

 Continua no próximo blog.




Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
1
A mediunidade é uma conquista aquisitiva e, à medida que o espírito progride na senda do bem, mais ampliada se torna a sua percepção intuitiva, facilitando-lhe o contato mental com os desencarnados. Um dia, quando a humanidade terrena contar com um maior numero de espíritos regenerados, certamente a mediunidade será uma aquisição bem mais generalizada.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)



Campanha da Boa Leitura

     O livro SEARA DOS MÉDIUNS, é um valioso estudo de trechos de ”O Livro dos Médiuns”, apresentado por Emmanuel através da mediunidade de Chico Xavier, Livro para ser lido pelos espiritistas em geral, principalmente pelos médiuns e doutrinadores.

     Vale a pena ler




Nenhum comentário:

Postar um comentário