sábado, 19 de outubro de 2013

(ESE-Capítulo XV ,Itens 1)

O NECESSÁRIO PARA SALVAR-SE

Mas quando vier o Filho do Homem na sua majestade, e todos os anjos com Ele, então se assentará sobre o trono de sua majestade; E serão todas as gentes congregadas diante dele, e separará uns dos outros, como o pastor que aparta dos cabritos as ovelhas; E assim porá as ovelhas à direita, e os cabritos à esquerda; Então dirá ao rei aos que hão  de estar à sua direita: vinde, benditos do me Pai, possuí o reino que vos está preparado desse o princípio do mundo; Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede e me deste de beber; era hóspede, e recolheste-me; estava nu, e me cobriste-me; estava enfermo, e me visitates; estava no cárcere, e vieste me ver. Então lhes responderão os justos, dizendo: Senhor, quando é que nós te vimos faminto, ou sequioso, ou te vimos hóspedes, ou te vestimos, ou te vimos enfermo, ou no cárcere? E respondendo o rei, lhes dirá: Na verdade vos digo, que quantas vezes vós fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes. E os que estão à sua esquerda lhes dirão: Na verdade vos digo que quantas vezes os deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o suplício eterno, e os justo para a vida eterna.
“ (Mateus, Capítulo XXV, versículos 31-46).

Aqui Jesus nos convida a fraternidade, lembrando de que não adianta ama-Lo, quando nos esquecemos de um irmão necessitado. Se não praticamos a caridade, não poderemos sentar a sua direita, que esta reservada àqueles que muito amam. O fogo eterno vem ser as reencarnações, que servem para aprendermos a lei do amor. Enquanto os nus, os encarcerados, os doentes, os famintos nos estenderem as mãos e lhes permanecermos insensíveis, sentiremos o fogo das dores a queimar-nos as imperfeições da indiferença. Só teremos Cristo como a nós mesmos. Sentados à Sua direita, já conquistamos a vida eterna e não mais precisaremos reencarnar para nos educarmos. Jesus é paciente, acredita em nós, e sabe que, quando desejamos, vencemos as dificuldades e a maior delas ainda vem a ser o egoísmo dos nossos corações.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

Continuação do blog anterior

Neste sentido é bom relembrar mais algumas palavras do próprio Kardec:
"O Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai encontrar-se com AS BASES FUNDAMENTAIS DE TODAS AS RELIGIÕES: DEUS, A ALMA E A VIDA FUTURA. MAS NÃO É UMA RELIGIÃO CONSTITUÍDA, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos reais, nenhum tomou o título de sacerdote ou de sumo sacerdote" (...) "O Espiritismo proclama a liberdade de consciência como direito natural; proclama-a para seus adeptos assim como para todas as pessoas. Respeita todas as convicções sinceras e faz questão de reciprocidade". (Kardec, in “Obras Póstumas” - Ligeira Resposta aos Detratores do Espiritismo, páginas 260 e 261 da 21º edição da FEB).
 Ora, é muito lamentável que algumas instituições que se dizem espíritas tenham em seus meios, pessoas com a pseudo-sabedoria de se arvorarem donas de todo o conhecimento e evitem o contato com outros sistemas de pensamento ou com as novas descobertas científicas. Esquecem-se, em nome do dogmatismo e da vaidade, os dois mandamentos essenciais do espiritismo: "Espíritas, amai-vos, eis o primeiro mandamento; instruí-vos, eis o segundo", e põem um limite quase instransponível entre a mesa, com seus dirigentes, e a assembleia, num arremedo de hierarquia, arremate de um nível de poder político comum às religiões institucionalizadas. Ainda a tempo de retomar a seara da forma como foi planejada por Kardec, basta humildade e solidariedade, nada mais, junto com um sincero desejo de estudar e de instruir-se. Felizmente nas fileiras espíritas brasileiras existem lumiares de alto valor dentro do aspecto científico e filosófico, como Hernani Guimarães Andrade, Henrique Rodrigues, Hermínio C. Miranda, Clovis Nunes, Jorge Andrea, Raul Teixeira, Divaldo P. Franco e, por meio de sua mediunidade maravilhosa, Francisco Cândido Xavier. De forma mais ou menos indireta, também temos a obra fantástica de Pietro Ubaldi que, com a sua A Grande Síntese demonstrou algumas das temáticas só agora mais ou menos popularizadas ou divulgadas como consequência da evolução da Física Quântica ou da concepção Holística da filosofia da ciência que foram divulgadas em grande parte nas obras de Fritjof Capra. Mas isto é um outro assunto.

Continuação no próximo blog.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

EURÍPEDES BARSANULFO

Continuação do blog anterior
A produção de vários fenômenos fez com que fossem atraídas para Sacramento centenas de pessoas de outras paragens, abrigando- se nos hotéis e pensões, e até mesmo em casas de famílias, pois a todos Barsanulfo atendia e ninguém saía sem algum proveito, no mínimo o lenitivo da fé e a esperança renovada e, quando merecido, o benefício da cura, através de bondosos Benfeitores Espirituais. Auxiliava a todos, sem distinção de classe, credo ou cor e, onde se fizesse necessária a sua presença, lá estava ele, houvesse ou não condições materiais.
 Jamais esmorecia e, humildemente, seguia seu caminho cheio de percalços, porém animado do mais vivo idealismo. Logo sentiu a necessidade de divulgar o Espiritismo, aumentando o número dos seus seguidores. Para isso fundou o "Grupo Espírita Esperança e Caridade", no ano de 1905, tarefa na qual foi apoiado pelos seus irmãos e alguns amigos, passando a desenvolver trabalhos interessantes, tanto no campo doutrinário, como nas atividades de assistência social.
 Certa ocasião caiu em transe em meio dos alunos, no decorrer de uma aula. Voltando a si, descreveu a reunião havida em Versailles, França, logo após a I Guerra Mundial, dando os nomes dos participantes e a hora exata da reunião quando foi assinado o célebre tratado.


Continuação no próximo blog

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             33
Espíritos benfeitores imbuídos dos mais elevados sentimentos e desejosos de colaborarem com os que se perderam nos labirintos ilusórios da vida intercedem junto aos construtores espirituais por seus tutelados, de modo que, ao reencarnarem, sejam eles portadores de abençoados dotes mediúnicos. Aceitar-se médium e entender a responsabilidade de seu mandato é solidarizar-se com os bons espíritos, reconhecendo-lhes a influencia benéfica a se manifestar incondicionalmente no transcorrer de toda uma existência terrena.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)




sábado, 12 de outubro de 2013

(ESE-Capítulo XIV ,Itens 5)

QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?

 “E vieram à casa; e concorreu de novo tanta gente, que nem mesmo podiam tomar o alimento. E quando isto ouviram os seus, saíram para o prender; porque diziam: Ele esta furioso. – E chegaram a sua mãe e seus irmãs, e ficando da parte de fora, o mandaram chamar. E estava sentado a roda de um crescido número de gente, e lhe disseram: olha que tua mãe e teus irmãos te buscam aí fora. E Ele respondeu, dizendo: Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? E olhando para os que estavam sentados à roda de si, lhes disse: Eis aqui a minha mãe e meus irmãos. Porque o que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão e minha irmã e minha mãe.

(Marcos, Capítulo III, versículos 20-21 e 31-35: Mateus, Capítulo VII, versículos 46-50).

Jesus expulsava espíritos trevosos, curava e respeitava a todos os Seus irmãos. Muito natural que o julgassem louco, se hoje ainda nos causa espanto quando alguém larga casa e conforto para acariciar e aliviar corações sofredores. Maria era alertada pelos filhos de José e por parentes que Jesus estava ficando maluco. Sendo mãe extremosa e vivendo distante de Cafarnaum, as noticias Lhe chegavam piores ainda. Levada por parentes ao Filho encontrou-O a pregar. Jesus viera ficar, junto à nós, muito pouco tempo e os minutos eram muito bem aproveitados por Ele. A ocasião, oferecida a Jesus pela presença de Maria, ficou gravada no Evangelho. Nesta parábola, Jesus quis nos dizer que os que vivem os mandamentos de Deus são irmãos, irmãs e mãe, não só d’Ele, mas uns dos outros. Maria compreendeu as palavras do Filho: as almas boas e nobres tem capacidade para entender os grandes atos, como este de Jesus, fazendo de cada pecador e pecadora um irmão, uma irmã e uma mãe.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita
Continuação do blog anterior

Kardec tinha plena consciência do fato de que os conhecimentos adquiridos em seus estudos eram apenas o primeiro passo de uma longa jornada, e, como nos fala o grande escritor Léon Denis em sua obra "Depois da Morte", no capítulo XX, "A doutrina de Allan Kardec, nascida - não será demasiado repeti-lo - da observação metódica, da experiência rigorosa, não se torna um sistema definido, imutável, fora e acima das conquistas futuras da ciência. Resultado combinado de conhecimentos dos dois mundos, de duas humanidades de planos paralelos penetrando-se uma na outra, ambas, porém, imperfeitas e a caminho do entendimento de verdades mais profundas, do desconhecido, a Doutrina dos Espíritos transforma-se sem cessar, pelo trabalho e pelo progresso, e (...) acha-se aberta às retificações, aos esclarecimentos do futuro". E é isto que tem de ficar bem claro para o movimento espírita brasileiro, com alguns setores cristalizados e dogmatizados. A verdade é muito ampla para estar contida apenas nas obras do primeiro período da codificação, e as ciências evoluem para uma compreensão mais holística do homem e do universo que deve estar presente também nas nossas casas de estudo espíritas. E se há ainda pessoas que se realizam apenas no aspecto religioso do movimento, muitas outras há, especialmente entre os jovens, que anseiam por ver novos horizontes onde possam se lançar à altos voos com as duas asas, como nos fala Emmanuel, da razão e a do coração.

Continuação no próximo blog.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

EURÍPEDES BARSANULFO

Continuação do blog anterior

Despertado e convicto, converteu-se sem delongas e sem esmorecimentos, identificando-se plenamente com os novos ideais, numa atitude sincera e própria de sua personalidade, procurou o vigário da Igreja matriz onde prestava sua colaboração, colocando à disposição do mesmo o cargo de secretário da Irmandade.
 Repercutiu estrondosamente tal acontecimento entre os habitantes da cidade e entre membros de sua própria família. Em poucos dias começou a sofrer as consequências de sua atitude incompreendida.
 Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas da cidade, sendo procurado pelos pais dos alunos, que chegaram a oferecer-lhe dinheiro para que voltasse atrás quanto à nova matéria e, ante sua recusa, os alunos foram retirados um a um.
 Sob pressões de toda ordem e impiedosas perseguições, Eurípedes sofreu forte traumatismo, retirando- se para tratamento e recuperação em uma cidade vizinha, época em que nele desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. Um dos primeiros casos de cura ocorreu justamente com sua própria mãe que, restabelecida, se tornou valiosa assessora em seus trabalhos.

Continuação no próximo blog

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             32
A complexidade do fenômeno mediúnico só agora esta sendo desvendada em suas minudências pisicofisiológica pelos estudiosos do ramo. Muito embora a Medicina Clássica ainda desconheça a possibilidade de intercâmbio entre os dois planos da vida, a palavras dos imortais, veiculada através dos canais mediúnicos, tem contribuído para desfazer dúvidas e evidenciar a sobrevivência da centelha espiritual. Brevemente a mediunidade será oficialmente reconhecida e tratada na medida justa da sua importância para o progresso do espírito humano, estreitando, inclusive, os laços entre a Ciência e a Religião.


Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

sábado, 5 de outubro de 2013

(ESE-Capítulo XIV ,Itens 1 e 2)

HONRA O TEU PAI E TUA MÃE

“Sabes os Mandamentos: Não cometerás adultério; Não mates; Não Furtes;; Não digas falso testemunho; Não cometas fraudes;; Honra o teu pai e tua mãe.”
 (Marcos, Capítulo X, versículo 19; Lucas, Capítulo XVIII, versículo 2 e Mateus, Capítulo XIX, versículo 19)”

Honrarás a teu pai e tua mãe, para teres uma dilatada vida sobre a terra que o Senhor teu Deus te há te dar.

(Decálogo, Êxodo, Capítulo XX, versículo 12).

Este capítulo nos faz meditar sobre os mandamentos. Quanto ao adultério. Não é somente trair o cônjuge, mas trair a confiança de alguém.
Não mates – Não é somente tirar a vida do nosso semelhante seja ela de que maneira for; mas também matamos as esperanças de alguém, matamos a alegria de um coração.
Não furteis – Não somente subtrair pertences de outras pessoas, mas muito de nós roubamos a paz, a confiança de uma mãe no seu filho, roubamos a fé em alguém que já a possui fraca,
Não digas falso testemunho – ter o hábito de fazê-lo é sinal de fraqueza espiritual, ainda mais porque se jurarmos falso nos colocamos na condição de covardes.
Honra o teu pai e tua mãe – quem podes dizer respeitador do Decálogo, se ainda não descobriu o perfume do amor filial? Permanecer indiferente aos pais, quando se encontram cansados e sozinhos, nos pedindo amor, é não só faltar com o dever de cidadão, porém, ainda com o dever de cristão, e ainda mais, desrespeitar a Deus, que ama a Sua família, mesmo sendo tão pecadora.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

Continuação no próximo blog.

Um estudo realmente aprofundado e sistematizado do obra de Kardec esclareceria a todos sobre estes pontos, que acredito ser de fundamental importância para a maturação da tolerância entre as diferenças religiosas e uma vacina contra qualquer tipo de dogmatismo que, vez por outra, parece brotar no posicionamento religioso de alguns espíritas e dirigentes espíritas brasileiros que, por força da tradição católica em nossa cultura, têm transformado alguns centros - que deveriam ser casas sérias de estudos psíquico-espirituais - em verdadeiras igrejas - e sem a competência destas, pois algumas pessoas passam a dar palestras sem mínimo de aprofundamento na doutrina ou nas ciências psíquicas, como em psicologia e psiquiatria, além das leituras básicas da codificação kardequiana, tirando conclusões apressadas e/ou equivocadas de alguns fenômenos psicológicos que incidem sobre parte de nossa população, taxando-os de obsessão e outras coisas mais. Ora, nem todos os problemas são causados por perturbações espirituais - isso é acusar os espíritos injustamente -, ou, se existe alguma parcela disto, foi por algum desajuste primeiro do sujeito encarnado, desajuste de cunho íntimo e pessoal que precisa de tratamento mais dirigido ao aspecto psicológico, mudando seus o padrão de pensamentos e os hábitos mentais imediatos que é a causa de atração do espírito desencarnado, por sintonia psíquica. Sendo assim Kardec apontou para o fato de que muitos de nossos desajustes se devem à causas psicossomáticos e espirituais interligadas, pondo-se, portanto, bem à frente do desenvolvimento da psicologia de seu tempo, apontando para as teorias correntes agora, nos meios acadêmicos sobre o papel da medicina psicossomática na dinâmica das doenças e distúrbios mentais.


“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

EURÍPEDES BARSANULFO

Nascido em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais, e desencarnado na mesma cidade, aos 38 anos de idade, em 1º de novembro de 1918.
Logo cedo manifestou-se nele profunda inteligência e senso de responsabilidade, acervo conquistado naturalmente nas experiências de vidas pretéritas.
Era ainda bem moço, porém muito estudioso e com tendências para o ensino, por isso foi incumbido pelo seu mestre-escola de ensinar aos próprios companheiros de aula. Respeitável representante político de sua comunidade, tornou-se secretário da Irmandade de São Vicente de Paula, tendo participado ativamente da fundação do jornal "Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano". Logo se viu guindado à posição natural de líder, por sua segura orientação quanto aos verdadeiros valores da vida.
 Através de informações prestadas por um dos seus tios, tomou conhecimento da existência dos fenômenos espíritas e das obras da Codificação Kardequiana. Diante dos fatos voltou totalmente suas atividades para a nova Doutrina, pesquisando por todos os meios e maneiras, até desfazer totalmente suas dúvidas.

Continuação no próximo blog

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             31
Praticar ou não a mediunidade ostensiva é uma questão secundária para os que desconhecem a importância das responsabilidades assumidas na dimensão espiritual.
O espírito antes de encarnar, pede para vir com essa tarefa para o cumprimento de sua jornada.
Quanto é lastimável ver-se um médium abdicar de suas tarefas alegando motivos fúteis que em absoluto não justificam a decisão.
Essa atitude só será reconhecida após a sua desencarnação quando ele ajuizará o tempo perdido e verterá lágrimas tardias de arrependimento.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto