sábado, 28 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 7)

CONVIDAR OS POBRES E ESTROPIADOS

 “Dizia mais ainda ao que tinha convidado: Quando deres algum jantar ou alguma ceia, não chames nem teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos que forem ricos, para que não aconteça que também eles te convidem à sua vez, e te paguem com isso; mas quando deres algum banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem aventurado, porque esses não têm com que te retribuir; mas ser-te-á isso retribuído na ressureição dos justos. Tendo ouvido estas coisas, um dos que estavam à mesa disse para Jesus: Bem aventurado o que comer o pão do Reino de Deus.”

(Lucas, Capítulo XIV, versículo 12-15).

Quando somos agraciados com algo, desejamos de imediato retribuir, ainda mais se aqueles que nos oferecem, ocupam uma posição superior à nossa. Achamo-nos nesse dever, mesmo às vezes não tendo condição para fazê-lo. Mas o orgulho nos leva a oferecer além, muito além do que podemos. Jesus, conhecendo tão bem os homens, deixou-nos esta parábola, alertando-nos e chamando-nos para o desinteresse, já que o orgulho nos leva a só pensarmos em nós, fazendo-nos beneficiar a alguém, esperando haurir largos juros. Quantos oferecem banquetes para aqueles que cansados se encontram de se banquetear, apenas levados pela vaidade, esquecendo-se de ofertar um pão para os que, de fato, sofrem a fome. Muito atual esta parábola, quando presenciamos os gastos astronômicos em banquetes e festas comemorativas, enquanto nos monturos os pobres viram as sujeiras à cata de alimento. Convidá-los não é sentá-los em nossa mesa. Convidá-los ao banquete, recomendado por Jesus, é nos lembrarmos deles ofertando trabalho, amor e confiança na vida, mesmo ela sendo muito humilde. Feliz aquele que come o pão de Deus! Sim, meus irmãos, feliz daquele que tudo fizer para alimentar deste pão, que aumentado será diante das nossas obras de amor e caridade e juntos os estropiados do caminho, alimentar-se do pão de Deus, do alimento dos justos: O Evangelho.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

O aspecto moral da doutrina, resultante da filosofia espírita, foi posteriormente confundido e amalgamado com um aspecto religioso. Por possibilitar, através de sua filosofia, uma religação efetiva com a dimensão espiritual do homem, o espiritismo permite usufruir ao seu estudioso um sentimento de religiosidade, no sentido latino do termo (religare, ou seja de se religar com algo superior, transcendente) que vai muito além do sentido atual da palavra religião. A Religiosidade, que é sentimento superior ao estreito rótulo da religião, é que preenche de fato a doutrina espírita.
É o próprio Kardec quem também nos fala que o espiritismo, por ser uma ciência e uma filosofia, "é, pois, a mais potente auxiliar da religião" (Kardec, O Livro dos Espíritos, página 111 da edição da FEB), sendo, pois, algo que, se não é uma religião em si, a não ser que se queira isso, respeita todas as religiões, pois elas são a expressão da ânsia humana pelo sublime e pelo transcendente, e são válidas, assim como cada teoria de personalidade, na Psicologia, é válida de acordo com o posicionamento e maturação psicológica e emocional de cada indivíduo. Infelizmente, fizeram do espiritismo o que bem quiseram do mesmo modo como fizeram o que bem quiseram dos ensinos do Cristo, de Sócrates, e outros....
Continuação no próximo blog.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.


ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

 EVOLUÇÃO RELIGIOSA
·        Oriundo de família católica, seguiu essa orientação até os 19 anos, embora já se questionasse;
·        Na faculdade de medicina, conhece amigos pensadores, ateus, com eles entrando em confronto;
·        Muda um pouco sua maneira de pensar, por não ser a sua fé uma "fé raciocinada";
·        Mantém-se firme na crença da existência de Deus e da alma;
·        A perda da primeira mulher o abala profundamente, deixando então de ler e escrever;
·        A Bíblia lhe é oferecida por um amigo de consultório;
·        Não tencionando ler o livro sagrado, folheia-o para ver as estampas e acaba se interessando pela leitura;
·        Seu amigo e colega Dr. Joaquim Carlos Travassos lhe presenteia um exemplar por ele mesmo traduzido de O Livro dos Espíritos;
·        Acontece-lhe a cura da dispepsia pelo médium João do Nascimento, muito famoso à época. O Dr. Maia de Lacerda o consulta;
·        Sobrevém a transformação total, com a prova da desencarnação de uma filha;
·        Segue-se a conversão pública, no salão da Velha Guarda;
·        Presidente por vários anos da Federação Espírita Brasileira, Casa-Máter do Espiritismo.
·        Defesa intransigente da união dos espíritas em torno do Evangelho, com base em Kardec e Roustaing.

DESENCARNAÇÃO
Em 11 de abril de 1900, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti regressa à pátria espiritual.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             30
A mediunidade é um sentido psíquico mais ampliado e que se destaca em certos indivíduos, independentemente de suas convicções filosóficas ou religiosas. Daí, o perigo daqueles que a empregam descompromissadamente, sem o respaldo evangélico, ao contrário dos que cultivam à luz dos ensinamentos espíritas. Lamentavelmente, há quem se deixe aliciar pelos espíritos impuros convertendo-se em instrumento das trevas pela prática rotineira da magia negra. Os desvios mediúnicos implicam em pesadas responsabilidades para os espíritos que, de posso de seu livre arbítrio, opta pela senda do mal.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)






domingo, 22 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 5)

O ÓBOLO DA VIÚVA

“E estando Jesus sentado defronte donde o gazofilácio, observava ele de que modo deitava o povo ali o dinheiro; e muitos, que eram ricos, deitavam com mão larga. E chegando uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas que importava um real. E convocando seus discípulos, lhe disse: Na verdade vos digo que mais deitou esta pobre viúva do que todos os outros que deitaram no gazofilácio. Porque todos os outros deitaram do que tinham na sua abundancia; porem esta deitou da sua mesma indigência tudo o que tinha, e tudo o que lhe restava para seu sustento.”

(Marcos, Capítulo XII, versículo 41-44 e Lucas, Capítulo XXI, versículo 1-4).

Jesus apreciava o movimento do templo e os discípulos, inebriados, escutavam o tilintar das moedas atiradas pelos ricos. Quando veio a humilde viúva a depositar seu dinheiro, todos olharam por saberem que nada tinha para ofertar. Jesus que tudo vê, não deixou passar a oportunidade de nos deixar esta parábola, quando nos incentiva à oferta desprendida, mesmo sendo mínima. A viúva tinha pouco, diante dos homens, mas era rica de amor diante de Deus.

Anos se passaram e as parábolas de Jesus permanecem novas em ensinamentos. Quantos de nós atiramos moedas, apenas para que os outros vejam, mas esquecemos de olhar aqueles que lutam para doar, mesmo possuindo tão pouco. Os apóstolos receberam a lição e nós? , se somos abastados, devemos meditar neste trecho do Evangelho. A doação é importante, porém devemos doar sem ostentação.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita

- O Espírito -

É o homem, em sua essência, um princípio inteligente, a que normalmente chamamos "Alma" ou "Espírito", independente da matéria, em íntimo contato com o corpo, que lhe é instrumento de aperfeiçoamento, e que possui todas as faculdades morais e psíquicas inerentes ao ser humano.
O Espiritismo, enquanto Ciência (aspecto tão enfatizado por Allan Kardec, mas, atualmente, um tanto negligenciado pelos espíritas brasileiros, que transformaram a doutrina em quase que unicamente uma religião), o Espiritismo prova a existência da alma por meio dos atos inteligentes do homem e pelos atos inteligentes das manifestações mediúnicas.
A alma humana, ou espírito, sobrevive ao corpo, embora traga em si traços deste corpo, e conserva a sua individualidade após a morte deste.
A alma do homem é ditosa ou infeliz depois da morte em consequência direta de seus atos durante a vida, que se inscrevem em sua consciência moral.
Todas as criaturas vão, sucessivamente, evoluindo no plano   moral e intelectual, pelas diversas etapas por que passam nas várias reencarnações, num contínuum que vai surgindo em progressão dos reinos inorgânicos até os mais incorpóreos e espirituais.
A Terra não é o único planeta habitado, e nem o mais aperfeiçoado. Existe uma infinidade de mundos habitados, que oferecem vários âmbitos de evolução e aprendizado para os espíritos.
Há uma lei de causalidade moral, conhecida como Lei do Carma, que interliga as várias vidas sucessivas do espírito, de modo a lhe dar o meio condizente com os atos praticados anteriormente, mas onde pode atuar agora, por meio de seu livre-arbítrio.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES 


MOCIDADE

Sua mocidade foi estimulada pelo gesto nobre de seu pai junto aos credores.

CASAMENTO, PROFISSÃO E VIUVEZ.
•        Em 1857 ingressa no Corpo Médico das Forças Armadas como cirurgião-tenente.
•        Em 1858 casa-se com Maria Cândida de Lacerda, que desencarnou a 24 de março de 1858, deixando-lhe dois filhos.
INGRESSO NA VIDA POLÍTICA

Vivia o Dr. Bezerra de Menezes inteiramente preocupado com seus doentes quando, em 1860, os moradores da freguesia de São Cristóvão, onde residia e clinicava, foram procurá-lo para que ele se apresentasse na Câmara Municipal. Depois de recusar o convite por duas vezes, candidatou-se pelo Partido Liberal, sendo eleito, embora muito novo.
•        Em face da imposição do chefe conservador da Câmara, Dr. Haddock Lobo, teve de abandonar a vida militar. Registrou brilhante passagem pela vida pública. Foi reeleito vereador por diversas vezes e eleito deputado por duas vezes.
•        Retirou-se por algum tempo da política. Cria a Companhia de Estrada de Ferro Macaé a Campos, época em que perde todo o seu dinheiro na exploração da empresa.
•        Em 1865, casa-se com Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã materna da primeira mulher, e com quem teve sete filhos.
•        Em 1876 candidatou-se novamente, sendo eleito presidente da Câmara Municipal. Foi eleito também deputado-geral pela Corte e Província do Rio de Janeiro.
•        Em 1880, retira-se definitivamente da política.

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                             29
Diante do fenômeno mediúnico, alguns costumam manifestar deslumbramento místico rotulando-o de milagroso, enquanto outros enxergam no médium um simples oráculo adivinhatório capaz de saciar a vã curiosidade das pessoas e de solucionar problemas profissionais, afetivos e financeiros. Seguramente, na visão espírita ostensiva é agente de consolação, esclarecimento e moralização evangélica, jamais se prestando a resolução de questões fúteis, interesseiras e materiais.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

sábado, 14 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 2)

FAZER O BEM SEM OSTENTAÇÃO

 “E depois que Jesus desceu ao Monte, Foi muita a gente do povo que o seguiu. E eis que, vindo um leproso, o adorava dizendo: Se tu queres, Senhor, bem me podes limpar. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Pois eu quero; fica limpo. E logo ficou limpa toda a sua lepra. Então lhe disse Jesus: Vê, não o digas a ninguém;  mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faze a oferta que ordenou Moisés, para lhes servir de testemunho a eles.”

(Matheus, Capítulo VIII, versículo 1-4).


Jesus praticou a cura não para que ela fosse aplaudida pelos homens, mas para que um irmão nosso deixasse de sofrer. Não era aconselhável que o Sinédrio tomasse conhecimento de suas forças Divinas. Grande exemplo para todos nós, que gostamos de praticar obras para serem aplaudidas. Jesus pediu ao ex-leproso, para que ele se mostrar aos sacerdotes, para que lhe devolvessem o direito de cidadão. Mas Jesus foi desobedecido. A alegria do leproso soltou-lhe a língua, e este, indisciplinadamente, contou a toda a gente o poder do Filho de Deus. Uma multidão procurava Jesus e Ele precisou encontrar no deserto o refúgio da oração, haurindo forças para enfrentar não a lepra da purificação que corrói a carne para resplandecer o espírito, mas a lepra dos corações duros, que atacam e destroem o que não podem aceitar por não compreenderem que nem todos estão prontos para obter a cura do corpo, mas procurarmos a cura da alma com o exercício da reforma interior.


CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Princípios básicos da Doutrina Espírita
- Deus –

Existe uma Inteligência Suprema, Absoluta, não cognoscível, Causa Primária de todas as coisas, que se chama Deus, Jeová, Lavé, Alá, Brahman, O Uno, Grande-Espírito, etc.  

Não há efeito sem causa. A causa de um universo ordenado é, pois, uma causa acima do universo. Deus.

1.   Como nos fala Plotino: Deus está, por ser Absoluto, acima de qualquer definição, pois Ele/Ela é infinito em seus atributos e perfeições. Além, portanto, das limitações do pensamento intelectual humano. Qualquer que seja a palavra usada para se ter uma ideia de Deus, ela sempre estará expressando algo de limitado, humano. Mas, ainda assim, podemos dizer, numa etapa didática de analogia possível ao homem, que Deus é eterno, imutável, imaterial, único, soberanamente justo e bom e Infinito em todas as suas perfeições. Mesmo estas definições são coisas sem muito sentido para se definir Deus. Expressam pálidas ideias humanas, e seu sentido pode variar de uma para outra pessoa. E é por isso que assim falam os espíritos: "Creia, não queiras ir além do fato intuitivo da existência de Deus. Não vos percais num labirinto que vos confundirá e do qual não podereis sair. Isso não vos tornará melhores, mas um pouco mais orgulhosos, porque vocês acreditaram saber sobre algo que, na verdade, vos escapa e do qual nada, em realidade, sabes. Deixai, pois, de lado todos estes sistemas que apenas vos dividem; tendes bastante coisas que vos tocam mais de perto, a começar por vós mesmos. Estudai as vossas próprias imperfeições, a fim de vos libertar delas, o que vos será mais útil e mais benéfico do que pretenderes penetrar com vossas limitações no que é impenetrável".

(Resposta dada pelos espíritos à pergunta nº 14 de O Livro dos Espíritos).

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES 

INFÂNCIA

Seus pais viviam adstritos aos mais sérios princípios do dever e da honra, praticando fervorosamente a religião católica apostólica romana. O menino Adolfo foi, portanto, criado nesse clima de severa dignidade, respeito e religiosidade.
·         Em 1838, passou a frequentar a escola pública da Vila do Frade e, no fim de dez meses, aprontou-se na leitura, na escrita e contos.
·         Em 1842 a família, como liberais que eram, sofreu perseguição por motivos políticos, tendo de transferir sua residência para o Rio Grande do Norte. Assim, o garoto foi matriculado na aula pública de latim que havia na Serra do Martins. Decorridos dois anos, já estava ele senhor dessa língua, em condições de substituir o professor, como de fato se deu algumas vezes.
·         Em 1846, retornaram ao Ceará, sendo ele então matriculado no Liceu dirigido pelo seu irmão, o ilustrado Dr. Manuel Soares da Silva Bezerra. Ali realiza seus estudos preparatórios.
·         A perda da fortuna de seu pai obriga seu terceiro irmão a interromper os estudos na Faculdade de Direito, em Olinda.
·         Foi marcante o gesto nobre de seu pai para com os credores.

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                28
No campo espírita, cada qual deve desempenhar a tarefa à qual mais se afeiçoe imbuído de seriedade e de gratidão a Deus pela bendita oportunidade de trabalho em sua santa seara. Se te entregas ao labor da mediunidade-tarefa, exercite-a com denodo e humildade, sem que te preocupes em imitar, ou sobrepujar, outros médiuns que se destaquem pela maturidade alcançada. Sendo assim, afasta veemente do teu coração a eventualidade da inveja, visto que ela corrompe os sentimentos e patrocina desiquilíbrios obsessivos graves, só reparados à custa de muito sofrimento moral.


Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

sábado, 7 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XIII ,Itens 1)

QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA

“Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis a recompensa d mão de vosso Pai, que está nos Céus. Quando, pois, dás a esmola, não faças tocar a trombeta diante de ti, como praticam os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem honrados dos homens; em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando dás a esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique escondida, e teu pai, que vê o que fazes em segredo, te pagará.”

(Matheus, Capítulo VI, versículo 1-4).


A caridade é o grande teste pelo qual passam todos os espíritos. Ela nos testam a caridade, tanto que o Cristo nos recomenda praticá-la escondida, só em ligação com o Pai, pois apenas Ele devemos dar conhecimento do sublime ato de caridade. Se desejarmos gritar aos quatro ventos para que toda a Terra fique agradecida com o nosso gesto, o próprio vento apagará o nosso nome, aqui mesmo na Terra, não chegando ao Pai. Aplaudidos seremos pelos que apreciam os atos ostensivos, mas Aquele que é bondade e ação se calará de tristeza, por nos ver ainda tão vaidosos, ficando a caridade praticada ainda por muito tempo ao nosso lado, esperando por nossa humildade. Juntas subirão aos Céus e Deus ofertará a coroa àqueles que não mediram sacrifício ao praticar a caridade em favor dos que tanto precisam.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

 Continuação do blog anterior


CONCLUSÃO

1) A execução prática do princípio progressivo permitiria a unificação interna do movimento, pela consolidação das bases doutrinárias ou constituição definitiva do programa, estabelecimento teórico este que fundaria a unificação do movimento espírita em progresso. Os princípios claros e simples, codificados por Kardec, que seriam geradores de acordo na comunidade espírita apoiada pela espontaneidade e universalidade dos ensinos dos Espíritos Superiores liderados pelo Espírito de Verdade.
2) A execução prática do princípio progressivo permitiria o progresso da aplicação do Espiritismo em outras áreas da atividade cultural humana, principalmente nas atividades científicas no campo da matéria onde o Espiritismo poderia, ao lado da atividade de elaboração das hipóteses para explicação de fenômenos espíritas, acompanhar o avanço da ciência nas discussões das ciências materiais sobre hipóteses para se explicar fenômenos da matéria. Isto constituiria a parte periférica ou transitória do programa, isto é, conteria as bases para seu desenvolvimento progressivo. Em virtude disso, ter-se-ia a propagação de suas consequências filosóficas e religiosas naquelas atividades de acordo com a seguinte ideia proposta pelo codificador.  
Ela respeitará todas as convicções sinceras e não anatematizará os que sustentam ideias diferentes das suas nem deixará de aproveitar as luzes que possam brilhar fora de seu seio.   E, por outro lado, respeitando ideias adversas, e colhendo ensinamentos fora de seu campo, não necessariamente concordará com sincretismos desmedidos, já que, conforme lemos em o Evangelho Segundo o Espiritismo.  O princípio da concordância é também uma garantia contra as alterações que poderiam sujeitar o Espiritismo às seitas que se propusessem apoderar-se dele em proveito próprio e acomodá-lo á vontade. Quem quer que tentasse desviá-lo do seu providencial objetivo, malsucedido se veria, pela razão muito simples de que os Espíritos, em virtude da universalidade de seus ensinos, farão cair por terra qualquer modificação que se divorcie da verdade.  Teríamos então o Espiritismo construindo a Era Nova de forma perene e progressiva nas suas consequências tal como previra Kardec. Talvez seja neste sentido que Kardec concebia a perpetuidade do Espiritismo
Com este modesto trabalho de recolhimento de coordenação de princípios sobre o avanço da ciência espírita, convém salientar, não temos a pretensão de cair no extremo de adiantar as coisas, para que sejamos fiéis ao seguinte conselho de um dos Espíritos protetores a Kardec, na Revue em 1 de setembro de 1866: Desconfiai dos dois partidos extremos que agitam o Espiritismo, quer para o prender ao passado, quer para o precipitar sua corrida para a frente.  Não devemos, pois estar dogmaticamente presos ao núcleo, como quer o princípio de imobilidade, mas também devemos saber esperar agindo, como nos ensina o Espírito Emmanuel, para não abusar do princípio progressivo e, assim, favorecer amplo desenvolvimento do Espiritismo para a humanidade e, sobretudo, em nós mesmos.

Próximo blog, novo tema, Não Percam!

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

A MISSÃO

A assembleia de espíritos no espaço determina a vinda de Bezerra de Menezes para desenvolver a missão futura do Brasil como a pátria do Evangelho. Esta assembleia foi dirigida pelo Anjo Ismael.

Mensagem de Humberto de Campos através de Chico Xavier.

 Nome - Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti.
Nascimento - 29 de agosto de 1831.
Local - Riacho do Sangue, Ceará.
Pai - Antônio Bezerra de Menezes.
Mãe - Fabiana de Jesus Maria Bezerra.
Irmãos - 3.
Formação - Médico.
Atividade - Político (enquanto não participou do movimento espírita).

Continuação no próximo bloco

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                                27
A mediunidade, embora obedeça a impulsos perispiríticos  radica-se no organismo físico, o que sugere cuidados específicos com relação a saúde. As enfermidades em geral alteram a bioquímica do corpo que, por sua vez, interfere na fisiologia nervosa da resistência à fase orgânica da mediunidade com danos evidentes ao equipamento físico-psíquico do médium. Diante da situação, o bom senso recomenda que durante o período de convalescença, o médium se resguarde de trabalhos práticos, de modo a evitar sobrecargas desnecessárias que interfiram no esforço vital patrocinador da cura.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

domingo, 1 de setembro de 2013

(ESE-Capítulo XII ,Itens 7)

SE ALGUÉM TE FERIR NA FACE DIREITA

 “Vós tendes ouvidos o que se disse: Olho por olho, dente por dente, Eu, porém, digo-vos que não resistais ao mal; mas se alguém te ferir na tua face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quer demandar-te em juízo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e se alguém te obrigar a ir carregando, mil passos vai com ele ainda mais outros dois mil. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes ”.

(Matheus, Capítulo V, versículo 38-42).


Moisés recebeu o Decálogo, em uma época de homens endurecidos. Poucos eram capazes de entendê-lo, quanto mais de segui-lo. Jesus viera para viver o Decálogo, em toda a sua grandeza, em vez de olho por olho e dente por dente, recomendou-nos não resistais ao mal, se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe a outra, aquela oculta, que só Deus a conhece, a face do amor e do perdão, a face eu os brutos e maus mantêm encoberta por atitudes polidas e posições sociais, mas que, ao contato da injuria e do mal se transforma, revidando a muitas vezes de uma maneira muito mais violenta que a do ofensor. Oferecemos a outra face, a face que Jesus nos mostrou na hora em que foi levado por seus algozes e que em nenhum momento emitiu ódio, revolta ou vingança. A face do Cristo é aquela que Ele nos pede amor, compreensão e  perdão.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo
Continuação do capitulo anterior

 O que caracteriza a revelação espírita é o ser divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo sua elaboração fruto do trabalho do homem. Mantendo-nos atentos aos três aspectos, Divina, Espírita e Científica, poderemos então ter a pedra de toque para assegurar a unidade do Espiritismo.  Ou seja, por um lado, todas as revelações de novos princípios para o progresso do Espiritismo serão providenciais e partirão da iniciativa dos Espíritos Superiores (constituição definitiva do programa); por outro lado, tais revelações terão de ser elaboradas pelo homem, através de seus conhecimentos para então aplicá-lo (aplicações do programa, ou constituição transitória). Allan Kardec desencarnou em 31 de março de 1869 época em que trabalhava em um manuscrito intitulado Princípios fundamentais da Doutrina Espírita Reconhecidos como Verdades Inconcussas onde ele elaborava o que se poderia chamar constituição definitiva da Doutrina contendo certa parcela de princípios já aceitos pela ciência espírita, em conformidade com o ensino espontâneo e coletivo dos Espíritos Superiores, e também conformidade com os resultados atualizados oferecidos pelas ciências materiais.  A continuidade da importância desse manuscrito do codificador bem como da execução do grande programa da Doutrina relativamente ao movimento espírita no Brasil, se deve a  dedicação desse grande espírito chamado Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec).
No próximo blog, teremos a conclusão de todo esse estudo que nos coloca a par do conhecimento da nossa querida doutrina.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec?

Continuação do capitulo anterior

       A realização mais significativa de Rivail foi ter desenvolvido um método sistemático de investigação das comunicações mediúnicas de natureza filosófica que resultaram num bloco de ensinamentos para satisfazer todas as necessidades.
       A natureza igualitária que as mensagens transmitem naturalmente atraem o apoio dos pobres, pois lhes oferece conforto e esperança; enquanto que os aspectos científicos dos ensinamentos, especialmente aqueles que dão explicações sobre os fenômenos Espíritas, interessam os mais informados e cépticos.
       O resultado final foi uma visão das comunicações Espíritas que tem feito consideráveis incursões no pensamento estabelecido, nas Instituições, num País que, sem dúvida desempenhará um papel central nos assuntos mundiais num futuro próximo.
       É também um fato que o Espiritismo que é muito popular no México e em outros países da América Latina, está vagarosamente estabelecendo bases sólidas em toda parte, particularmente nos Estados Unidos, onde existem agora Centros Espíritas sob o recém formado Conselho Espiritista dos Estados Unidos da América.
       Quão irônico é considerarmos que a mais antiga filosofia Espírita pós Hydseville continua a ser a mais produtiva e bem sucedida
        
       Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
                                             26
Se os teus dotes mediúnicos permitem a exteriorização de belas páginas psicografadas, ou de eloquentes pregações repletas de sabedoria a deslumbrarem os espíritos carentes da  mensagem consoladora, mantém-te em alerta permanente. Vigie teus sentimentos mais recônditos e sepulta com firmeza moral qualquer laivo de vaidade que possa comprometer o teu abençoado mandato. A vaidade é lamentável precipício no qual os médiuns desavisados se arrojam arruinando esperançosos propósitos, graças à invigilância costumeira.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)