sábado, 24 de agosto de 2013

(ESE-Capítulo XII ,Itens 1)

AMAI OS VOSSOS INIMIGOS.

“Tendes ouvidos o que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás ao teu inimigo. Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem aos o vos odeia, e orai pelos que vos perseguem e caluniam, para serdes filho de vosso Pai, que está nos Céus, o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque, se não amardes senão os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem os publicanos também assim? E se saudares somente os vossos irmãos que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? – Eu vos digo que, se a vossa justiça não for maior e mais perfeita que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”.

(Matheus, Capítulo V, versículo 20-43-47).

Amar aos amigos é obrigação do próprio espírito, já que tudo obedece à lei da atração. Mérito teremos se amarmos àquele que nos odeiam, que nos perseguem, Conviver junto aos amigos, amorosos e solícitos, não nos oferece oportunidade de exercitarmos a paciência, a benevolência e o  amor. Receber elogios, belas palavras, não nos proporciona ensejos de sermos testados na paciência e na caridade. Jesus deixou bem claro esta parábola para que refletíssemos, procurando compreender àqueles que ainda não a entendem, lendo-a e não a colocando como lição de vida. Conquistar o Reino dos Céus é galgar um plano, onde a palavra inimigo não encontra aconchego. Os escribas,  fariseus e gentios, todos eles ignoravam, como muitos de nós hoje o fazemos, o amor àqueles que ainda não nos amam e tristemente chamamos de inimigos. Precisamos amá-los, eles são as pedras deixadas por nós na beira da estrada, que necessitamos para amansar os nossos espíritos. Felizes que se tornam mansos para os doentes que perambulam pela vida, oferecendo-lhes o remédio de Jesus, que são o perdão e o amor.



 CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Continuação do capitulo anterior

No trecho do blog passado, temos  uma bússola que orienta a unidade de princípios do estabelecimento teórico-doutrinário, caso haja divergências teóricas em casos concretos. Podemos formular a seguinte igualdade que representa a unidade progressiva:
Programa = {princípios já comprovados pelas ciências espírita e material}+{hipóteses a serem comprovadas pelas ciências espírita e material}
Examinemos detidamente o papel da ciência espírita no programa da Doutrina. Este papel é representado por princípios e critérios. Examinaremos no que se seguem dois outros princípios que nos permite compreender o movimento do programa da Doutrina.
Primeiro, é importante lembrar os princípios da Doutrina relacionados com controle universal dos ensinos espíritas, onde encontramos, dentre os mais notórios, o critério da sansão coletiva, conforme lemos em o Evangelho segundo o Espiritismo:
Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.
Segundo, acrescentamos que a unidade do estabelecimento teórico é estruturada com base no três caracteres básicos da doutrina espírita, segundo as observações de Kardec, conforme lemos em a Gênese:

continuação no próximo blog.

VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec?

 Continuação do capitulo anterior

     A grande consideração que esse movimento tem no País, pode ser avaliada pelo fato de que existem três edições separadas de selos postais trazendo a estampa de Rivail. O primeiro foi em 1957 para celebrar o centenário do Livro dos Espíritos. Houve também uma cerimônia solene na câmara Legislativa no Distrito Federal de Brasília, no dia 03 de outubro de 1995 para comemorar a data de nascimento de Rivail. O Sr. Jorge Cauhi, representante da Câmara e o Sr. Divaldo Pereira Franco, um médium muito conhecido, falaram sobre Rivail e a importância do Espiritismo. Dois outros políticos fizeram um depoimento sobre como o Espiritismo ajudou-os em suas vidas pessoais. Isso aconteceu ao mesmo tempo em que delegados de trinta e quatro países encontraram-se na cidade para o “I Congresso Internacional de Espiritismo”.
     Parece incrível, que o quarto maior País da Terra tenha abraçado o Espiritismo como parte integrante de sua cultura, sendo que os ensinamentos Espíritas foram dados à um intelectual Francês, menos de dez anos após duas crianças americanas iniciarem as comunicações mediúnicas (as quais ele no começo negou veementemente).
  O impacto que os ensinamentos de Kardec continuam a ter, simplesmente não tem precedentes no “Espiritualismo” e o mais impressionante é quando consideramos que eles foram coletados logo após o fenômeno das batidas de Hydseville. No entanto, certamente isso não quer dizer que todos os aspectos dos ensinamentos de Kardec devem ser considerados inquestionavelmente corretos em todos pontos. Hess observou que alguns intelectuais Espíritas brasileiros reclamam que os membros mais evangélicos do movimento consideram as obras de Kardec “quasi-sagrados”. Eles preferem considerar os textos como “Algumas vezes falhos mas na maioria das vezes verdadeiros, escritos por um brilhante pensador do século dezenove”.
        
       Continua no próximo blog.

 Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                   25

A providência divina se destaca aos nossos sentidos, pelas demonstrações de amor e de sabedoria em todas as circunstancias da vida. No mundo Maior, os espíritos puros tomam para si a tarefa de protegerem, aqui na crosta, os seus tutelados, aos quais se ligam pelos laços da afeição e de enobrecidos sentimentos de amor. Diante dos imprevistos que a vida nos reserva, o médium espírita, em suas preces, deve recorrer a esses benfeitores que, na qualidade de emissários do Cristo, auxiliam na medida da nossa fé e da confiança neles depositada.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

domingo, 18 de agosto de 2013

(ESE-Capítulo XI ,Itens 5)

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

“Então, retirando-se os fariseus, projetaram entre si compromete-lo no que falasse. E enviaram-lhe seus discípulos, juntamente com os herodianos, que lhe disseram: Mestre:, sabemos que és verdadeiro, e não se dá de ninguém, porque não levas em conta a pessoa dos homens; dize-nos, pois, qual é o teu parecer é lícito dar tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse-lhe: Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me cá a moeda do censo. E eles lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe eles: de César. Então lhes disse Jesus: Pois dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. E quando ouviram isto, admiraram-se e deixando-o, se retiraram”.

(Matheus, Capítulo XXII, versículo 15-22)-E (Marcos, Capítulo XII, versículo 13-17).


Jesus veio à Terra trazer uma mensagem de amor e junto a ela a paz. Todos nós, vivendo no mundo, temos que obedecer às leis que o regem, não podendo servir a Deus, lesando aos homens. Jesus deu a César o que era de César e mesmo pertencendo a Deus, também precisou respeitar as leis da Terra, tendo muitas vezes que usar a moeda de César, Jesus, não veio lesar ninguém, nem pregar a separação e a guerra, Ele é o mensageiro de paz, lutando para que nós, os Seus irmãos, vivendo junto à moeda de César, saibamos não ficar presos a ela, e sim, fazendo o bom uso, oferecendo-a àqueles que a possuem tão pouco, ou nada.  Cumprindo com o dever de homens encarnados, tudo devemos fazer para respeitar as leis humanas, mesmo sendo uma provação. Se algumas delas parecerem injustas, arbitrárias, só de nós mesmos nos devemos queixar, pois tais leis existem unicamente porque ainda não aprendemos a Lei do Amor. Dia em que o próprio César der a Deus o que é de Deus, no mundo reinará a igualdade e a liberdade. Todos, unidos pela sublime lei do amor-duplo, felizes cantarão hosanas ao Senhor.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Tal atitude nos parece ser a mais sensata que se poderia tomar diante de uma desunidade em um movimento espírita possível. Kardec explicita o que fundamenta a afirmação supra, o princípio progressivo do programa da Doutrina:
Não será pois invariável o programa da Doutrina, senão com referência aos princípios que hoje tenham passado à condição de verdades comprovadas. Com relação aos outros, não os admitirá, como há feito sempre, senão a título de hipóteses até que sejam confirmados. Se lhe demonstrarem que está em erro acerca de um ponto ela se modificará nesse ponto.
Em outro trecho, o codificador baliza situações extremas e pondera:
A verdade absoluta é eterna e, por isso mesmo, invariável. Mas quem poderá lisonjear-se de possuí-la toda ? No estado de imperfeição em que se acham os nossos conhecimentos, o que hoje nos parece falso pode amanhã ser reconhecido como verdadeiro, em consequência da descoberta de novas leis, e isso tanto na ordem moral, quanto na ordem física. Contra esta eventualidade, a doutrina nunca deverá estar desprevenida. O princípio progressivo que ela inscreve em seu código, será a salvaguarda de sua perenidade e a sua unidade se manterá, exatamente porque não se assenta no princípio da imobilidade

 Continuação do capitulo anterior

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA".

Você Conhece Kardec?

Continuação do capitulo anterior
       Existe evidências de que os trabalhos de Kardec influenciaram alguns fundadores da moderna psicologia e psiquiatria, e de que o próprio Rivail era um entusiasta de que o Espiritismo deveria ter um papel no tratamento das doenças mentais.
         Hess menciona as “dezenas de hospitais psiquiátricos, alguns dos quais mantém convênios com sistema estadual de saúde, que são de propriedade e mantidos por Espiritistas. Nesses Institutos os pacientes recebem tratamento convencional dos psiquiatras e psicólogos combinado com uma forma especializada de terapia chamada “desobsessão”, que é aplicada em um Centro Espírita das redondezas.
   No Brasil, o Espiritismo é um movimento religioso vibrante que proporciona esperança, conforto e inspiração para milhares de pessoas que de outra maneira não teriam alívio para a pobreza que nesse País é muito grande. Mas isso não seria possível, se o movimento não contasse com a ajuda das classe profissionais e dos batalhões de pessoas da sociedade que se unem a esse a trabalho conjunto de assistência. Existem tantos Espíritas doutores na cidade de São Paulo, que eles se uniram e formaram sua própria associação médica.

       Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
24
O Evangelho nos alerta quanto ao “Dai de graça o que de graça recebestes”. A faculdade mediúnica é benesse de Deus aos homens sequiosos de progresso moral pela prática da caridade pura. A mediunidade, em qualquer forma de manifestação é concessão misericordiosa do Pai a ser compartilhada em regime de solidariedade com os sofredores do caminho. Acautelem-se os tarefeiros da Boa-Nova para com a sutil tentação da cobiça. Nenhuma recompensa mesmo que a título de agrado ou de presente, deve ser aceita pelo medianeiro espírita.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

sábado, 10 de agosto de 2013



NÓS DA ASSOCIAÇÃO ESPIRITA CAMINHO DE DAMASCO RESERVAMOS UM ESPAÇO MERECIDO PARA HOMENAGEAR ESSE DIA TÃO ESPECIAL

 Aos Pais:

 Vocês, que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade, não bastaria um obrigado.
 A vocês, que iluminaram os caminhos obscuros com afeto e dedicação para que os trilhássemos sem medo e cheios de esperanças, não bastaria um muito obrigado.
 A vocês, que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que, muitas vezes, pudéssemos realizar os nossos. Pela longa espera e compreensão durante nossas longas viagens, não bastaria um muitíssimo obrigado. 
A vocês, pais por natureza, por opção e amor, não bastaria dizer, que não temos palavras para agradecer tudo isso.
Mas é o que nos acontece agora, quando procuramos arduamente uma forma verbal de exprimir uma emoção ímpar. Uma emoção que jamais seria traduzida por palavras.
Amamos vocês!


FELIZ DIAS DOS PAIS


(ESE-Capítulo XI ,Itens 3)

PERDOAI PARA SER PERDOADO

O Reino dos Céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos. E tendo começado a tomar as contas, apresentou-se lhe um que lhe devia dez mil talentos. E como não tivesse com que pagar, mandou o seu senhor que o vendessem a ele, e a sua mulher, e a seus filhos, e tudo o que tinha, para ficar paga a dívida. Porém o tal servo, lançando-se lhe aos pés, fazia-lhe esta súplica: Tem paciência comigo, que eu te pagarei tudo. Então o senhor, compadecido daquele servo, deixou-o livre, e perdoou-lhe a dívida. E tendo saído este servo, encontrou um de seus companheiros, que lhe devia cem dinheiros; e lançando lhe a mão à garganta o asfixiava, dizendo-lhe: Paga-me o que deves, E o companheiro, lançando-se lhe aos pés, rogava, dizendo: Tem paciência comigo, que eu te satisfarei tudo. Porém ele não atendeu; retirou-se, e fez com que o  metessem na cadeia, até pagar a dívida. Porém os outros servos, seus companheiros, vendo o que se passava, foram contar ao seu senhor de tudo o que tinha acontecido. Então o fez vir até seu senhor, e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei a dívida toda, porque me vi este rogar isso; não devias tu, logo, compadecer-te igualmente do teu companheiro, assim como também eu me compadeci de ti? E cheio de cólera, mandou seu senhor que o entregassem aos algozes, até pagar toda a dívida. Assim vos tratará meu Pai celestial, se não perdoardes, do íntimo de vossos corações,  aquilo que vos tenha feito vosso irmão. 

 (Matheus, Capítulo XVIII, versículo 23-35).

Sendo nós, portadores de grandes dívidas, imploramos perdão ao Senhor e Ele, como Pai bondoso, nos perdoa. Nós, ínfimas criatura, felizes, continuamos a contrair mais dívidas, negando o perdão àqueles que nos devem. Nesta parábola, comparamos o senhor do servo com o Pai Celestial, que a cada dia nos perdoa as dívidas, esperando que cada um aprenda a perdoar para ser perdoado. Enquanto desconhecermos a dor do próximo, não teremos as nossas aliviadas. Como cristão tudo devemos fazer para saber perdoar, porque só assim teremos coragem de pedir perdão ao Pai. 


CAMPANHA CONCIENTIZAR

Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo.

 Continuação do capitulo anterior

Um dos trabalhos fundamentais de unificação seria, com respeito ao estabelecimento teórico, que Kardec efetivou em bases claras nas obras fundamentais da doutrina. Quanto aos meios de a popularizar*, encontramos a necessidade de se divulgar as consequências filosóficas e morais pertinentes ao arcabouço teórico do Espiritismo bem compreendido, divulgação que envolve todas diretivas práticas educacionais potencialmente modificadoras da Humanidade. Restringíramos nos, neste trabalho, à questão do estabelecimento teórico.  No item I da constituição, temos a pedra angular do manuscrito: uma discussão sobre os cismas que poderiam ocorrer num Movimento Espírita, isto é, as possibilidade das divergências e, em consequência nos casos mais bruscos, da formação de seitas ou sistemas religiosos ou ainda de sistema científicos. Esta situação fora prevista e examinada por Kardec da seguinte maneira: Se, portanto, uma seita se formar à ilharga do Espiritismo, fundada ou não em seus princípios de duas uma; ou essa seita estará com a verdade, ou não estará; se não estiver cairá por si mesma, sob o ascendente da razão e do senso comum, como já sucedeu a tantas outras, através dos séculos; se suas ideias forem acertadas, mesmo que com relação a um único ponto, a Doutrina, que apenas procura o bem e o verdadeiro onde quer que se encontrem, as assimilará, de sorte que, em vez de ser absorvida, absorverá.

continuação no próximo blog.

 “VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

VOCÊ CONHECE KARDEC?

Continuação do capitulo anterior
     
  É no trabalho prático que o Espiritismo faz no Brasil, particularmente para os mais pobres e necessitados, que parece estar a razão do sucesso do movimento. Esta era na verdade a prescrição dos comunicantes de Kardec para o bem sucedido uso da mediunidade em larga escala.
       Apesar do fato de a literatura Espírita Brasileira Ter sido acrescida de muitos outros autores como Adolfo Bezerra de Menezes (muitas vezes chamado de Kardec Brasileiro), os conceitos chaves de Kardec sobre a caridade e a abordagem que ele faz da mediunidade estão no coração do movimento.
       Francisco Cândido (Chico) Xavier foi provavelmente o melhor exemplo da mediunidade em ação, segundo abordagem Espiritista. Apesar de ter recebido somente a instrução primária, ele se tornou no Brasil o autor” mais fecundo, que produziu na média, três livros por ano desde 1932, em assuntos diversos como filosofia Espírita, Literatura, História e Ciência. Seus livros já venderam muitos milhões, e tem sido traduzido para muitas línguas, e seu nome é muito conhecido, familiar, em seu País natal. No entanto, escritor seria provavelmente um termo mais apropriado para o Chico, porque ele foi um médium de escrita automática que não recebeu nenhum crédito ou dinheiro por seu trabalho prodigioso”. Ele trabalhou como um funcionário humilde do governo até se aposentar em 1961 e ainda levou uma vida extremamente modesta apesar dos “royalties  de seus livros que são todos empregados em benefício dos pobres.
        
        Continua no próximo blog.


COLETÂNEA DE LEMBRETES SOBRE A TEMÁTICA MEDIÚNICA
                                                    
                                            23
O desenvolvimento mediúnico, de acordo com a concepção espírita, implica obrigatoriamente na educação mediúnica, a se ajustarem em complementação providencial. Se o desenvolvimento diz respeito, especificamente, ao processo orgânico da faculdade, a educação, por sua vez, objetiva os anseios morais do médium a serem conquistados em bases puramente evangélicas. Educar-se mediunicamente é, sobretudo, ampliar conhecimento no assunto pelo seu estudo metódico, é praticar a faculdade sem almejar recompensas, doando-a gratuitamente, e só para o bem do próximo, assim como Jesus, o modelo dos médiuns, nos exemplificou.

 Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico).

sábado, 3 de agosto de 2013

(ESE-Capítulo XI ,Itens 1)
Mas os fariseus, quando ouviram que Jesus tinha feito calar a boca aos saduceus, juntaram-se em conselho. E um deles, que era doutor da lei, tentando-o, perguntou-lhe; Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amará o Senhor teu Deus de todo o seu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos contem toda a Lei e os profetas”.

(Matheus, Capítulo XXII, versículo 34-40).


Quem ama a Deus, acima de tudo, ama a seu próximo, que D’Ele emana. Ninguém pode amá-lo, desprezando as Suas criaturas. Felizes dos que n’Ele encontram a razão da vida, amando-O e d’Ele recebendo forças para enfrentar o dia-a-dia, que muitas vezes achamos nos pedir além da nossa capacidade, por longe nos encontramos da Divindade. O amor dá ao homem condição de se elevar espiritualmente. O homem que ama a Deus faz de cada companheiro um braço forte a ampara-lo nas caminhadas da vida. Só conhecemos o amor quando encontramos Deus em tudo o que nos rodeia.

CAMPANHA “CONSCIENTIZAR”
Observações sobre os princípios da constituição transitória do Espiritismo

Continuação do capitulo anterior

O PROGRAMA DA DOUTRINA ESPÍRITA

- Allan Kardec, Obras Póstumas 

É bem sabido que o Espiritismo teve uma primeira fase, de intenso trabalho de elaboração sob a direção de Kardec na codificação ou coordenação e recolhimento dos ensinos coletivos dos Espíritos Superiores tendo como laboratório experimental os volumes da Revista Espírita. Após esta fase, quando já em conclusão, o codificador, por volta de 1868, começou a escrever seu último manuscrito intitulado Constituição Transitória do Espiritismo de fundamental importância por ser, como em todos os escritos, pesado na balanças do bom senso, da lógica, da experiência, da observação e da fé. O tema central do manuscrito é o futuro do Espiritismo; contém balizas para a ação progressiva da Doutrina, secundada pelos homens, no processo de regeneração da Humanidade que descrevemos na seção precedente.
Sobre o manuscrito escreve o codificador no próximo blog. 

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.


Você Conhece     Kardec

 Continuação do capitulo anterior

       O Espiritismo cresceu em importância no Brasil desde que chegou da França, ao ponto de ser parte integrante da vida brasileira entre todas as classes sociais.
       A influência de Kardec no movimento pode ser medida pelo fato de que ele é frequentemente chamado de Kardecismo. Isso também serve para distinguir Espiritismo de Umbanda e Candomblé, dois cultos que, apesar de serem baseados na mediunidade, têm origens africanas.
       O escritor Guy Lyon Playfair, que morou e trabalhou no Brasil por muitos anos colocou em seu livro “O poder Desconhecido” o resultado de uma pesquisa de opinião pública que uma conceituada revista brasileira organizou em 1971: 70% dos brasileiros declararam-se católicos contra somente 11% que se diziam Espíritas; 68% diziam que acreditavam no Espiritismo; 49% já haviam visitado um Centro Espírita; 27% já sentiram a influência dos Espíritos em suas vidas e 15% declararam que já se comunicaram com desencarnados. Somente 1% dos que se disseram católicos foram capazes de manter o princípios básicos de sua religião. Isso levou Playfair a suspeitar que “ ..... . Muitos brasileiros são bons católicos nas manhãs de Domingo e bons Espiritistas no resto da semana. .... Os brasileiros professam o catolicismo porque seus pais o faziam, e o Espiritismo porque funciona para eles, frequentemente transformando suas vidas”.
        
       Continua no próximo blog.

Coletânea de Lembretes Sobre a Temática
                          Mediúnica
                                             22
A mediunidade ostensiva radica-se no organismo, assevera Allan Kardec. Á medida que o médium a desenvolve na prática, reduz-se lhe progressivamente a resistência mecânica oferecida pelo seu próprio sistema nervoso. Daí, a necessidade de exercitá-lo rotineiramente, de tal modo que as ligações sintônica se processem sem muito esforço e com mínimo de desgaste energético. Médium desenvolvido é aquele que oferece a menor resistência possível ao intercambio fluídico com os espíritos desencarnados.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)