sábado, 27 de abril de 2013


(ESE-Capítulo VIII ,Item 1)

“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

(Mateus, Capítulo V, versículo 8).

Feliz o homem que já tem puro o coração, pois vive em paz com a sua consciência. Desde o momento em que nosso coração aceita os erros dos outros, não atacando com críticas, mas exemplificando, limpo e puro se encontra. A pureza de coração dá ao homem muita paz e o deixa preocupado com a sua própria melhoria, por já sentir a presença Divina. Sendo assim, não atrapalha ao seu próximo.

Campanha “conscientizar”

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

6.2 - Encaminhamento do assistido

Finalmente, depois da avaliação e liberação do paciente da assistência espiritual recebida, convém direcioná-la para algum setor da casa, se for de sua vontade permanecer nela. Neste caso, ela pode ser encaminhada para os cursos que o Centro Espírita oferece e que devem ser adequados para o seu nível de entendimento. Também poderá ser estimulado a servir, como voluntário, nas fileiras do trabalho caritativo.
Não é conveniente colocar pessoas com enfermidades espirituais em cursos de estudos da Doutrina Espírita, sem antes submetê-la a assistência dos Espíritos amigos, pois o bom senso nos diz que indivíduos em desequilíbrio não estão em condições de assimilar as ideias com naturalidade.
Devemos lembrar que nem todos os que vão em busca de assistência nas casas espíritas querem aprender Espiritismo. Muitos, depois de "curados", voltam para suas crenças de origem. Isso deve ser muito respeitado. Não devemos fazer de nossas casas espíritas uma armadilha para arrebanhar adeptos. A Doutrina Espírita é destinada aos Espíritos quem tem amadurecimento para compreendê-la. Não se pode forçar ninguém a aceitá-la.
Enfim, se através do Atendimento Fraterno da casa espírita, as pessoas conseguirem recuperar seu equilíbrio e serenidade, o trabalho já terá atingido seu objetivo. Se elas vão ficar frequentando a casa espírita, isso o tempo dirá
.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec
        
         Continuação do capitulo anterior
     
     Essas reportagens começaram a circular em 1863. Na frança começou a circular uma teoria, que se originou na América, dizendo que as batidas dos Espíritos eram produzidas pelo estalar das juntas dos joelhos e dos dedos dos pés. A variação francesa dessa teoria foi apresentada à academia de medicina por um cirurgião, Dr. M. Jobert, que atribuía barulhos à habilidade de se estalar o pequeno tendão do músculo do peito do pé.
          No entanto, de acordo com as predições dos Espíritos, já mencionadas, Rivail também se deparou com a amarga oposição interna do Espiritismo comentando a exatidão dos avisos do “Espírito da Verdade”, ele escreveu onze anos mais tarde: “A Sociedade Espírita de Paris tem sido um constante foco de intrigas, desfechadas justamente por aqueles que me declaram amizade e lealdade, mas que na minha ausência me caluniam. Eles dizem que aqueles que favorecem meu trabalho são pagos por mim com dinheiro que recebo do espiritismo”.
        
       Continua no próximo blog.


Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
8
Pensamentos e vontades são as bases dos fenômenos mediúnicos. Mediunidade é ligação sintônica com as inteligências invisíveis. Por isso Jesus aconselhava: Orai e Vigiai, como medida profilática dos distúrbios psíquicos. Pensamentos positivos resultam harmonia, bem estar e alegria de viver.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

        Campanha da Boa Leitura

   O livro, A VIDA NO OUTRO MUNDO, o autor desvenda com clareza e objetividade, desvendando as nuances que caracterizam a vida no plano espiritual, evidenciando que a individualidade do espírito subsiste após o desenlace do corpo físico. Obra de Cairbar de Souza Schutel.
  
Vale a pena ler




sábado, 20 de abril de 2013


(ESE-Capítulo VII ,Item 7)

“Naquele tempo, respondendo, disse Jesus; Graças te dou a ti, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque concedeste estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelaste aos simples e pequeninos”.

(Mateus, Capítulo XI, versículo 25).

Jesus nesta parábola Se mostra ciente de tudo o que aconteceria aos que d’Ele se fizessem amigos. Tão ciente estava que os humildes seriam desprezados, que não titubeou em viver entre eles, fazendo-Se um deles, mesmo sendo o Mestre da Sabedoria Divina. Não nos importemos se somos tomados por simples ignorantes, a opinião dos homens não é a de Deus, se acreditamos n’Ele, tudo devemos fazer para bem compreender as Suas santas palavras, tão bem explicadas por aqueles que a quem Jesus, com amor, as revelou; aos simples e pequenos apóstolos.

Campanha “conscientizar”

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

6.1 - AVALIAÇÕES

Não há outro meio de se saber os resultados de qualquer trabalho a não ser avaliando-o. A terapêutica espírita também não foge à regra. As avaliações dos assistidos devem ser periódicas, em data de retorno previamente marcada na entrevista inicial. Desta forma poderemos fazer duas coisas importantes: dar mais atenção à pessoa que está em assistência na casa e avaliar suas condições espirituais atuais. Caso sua situação espiritual não esteja evoluindo bem, deve-se continuar o tratamento e submeter o caso a uma nova investigação. Este também é um dos motivos da necessidade da carteira de controle.

Continuação na próxima publicação.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec
         Continuação do capitulo anterior
      
    Rivail acusou a Igreja de incitar de uma maneira deliberada o ódio contra o Espiritismo: “Do púlpito, nós Espiritistas temos sido chamados de inimigos da sociedade e da ordem pública... Em alguns lugares, os espiritistas eram censurados ao ponto de serem perseguidos e injuriados nas ruas; as pessoas dignas eram proibidas de alugar para Espiritistas, eram avisados para evitá-los como pragas. As mulheres eram aconselhadas a se separarem de seus maridos..... Caridade era recusada aos necessitados, trabalhadores perderam sua subsistência somente por serem Espiritistas. Pessoas cegas tiveram alta de determinados hospitais, contra suas vontades, simplesmente por se recusarem a renunciar a suas crenças. Certos setores das Instituições Científicas Francesas reagiram com bastante hostilidade à expansão do Espiritismo, assim como na América e Grã-Bretanha. Hess menciona que um membro da academia de Medicina, Dr. Dechambre, publicou uma crítica do movimento em 1859, citando casos de insanidade, alegando que foram causados pelo Espiritismo.
        
       Continua no próximo blog.


Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
7
O médium esclarecido, durante o trabalho prático, não escolhe o tipo de espírito que deve intermediar. Ele se coloca a disposição do Plano Maior. O seu empenho fraternal e amoroso deve ser sempre o mesmo. O médium consciente tem sua alegria renovada e sabe que seu trabalho é uma das mais puras formas de caridade, a mediunidade com Jesus.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)



Campanha da Boa Leitura

   O livro, A VIDA NO OUTRO MUNDO, o autor desvenda com clareza e objetividade, desvendando as nuances que caracterizam a vida no plano espiritual, evidenciando que a individualidade do espírito subsiste após o desenlace do corpo físico. Obra de Cairbar de Souza Schutel.
  Vale a pena ler

domingo, 14 de abril de 2013


(ESE-Capítulo VII ,Item 5)

“Não te pareças ufano diante do rei, e não te ponhas no lugar dos grandes; porque é melhor que te digam; Sobe para cá, do que seres humilhado diante do príncipe”.

(Antigo Testamento, Provérbios, Capítulo XXV, versículos 6 e 7).

“Porque quem se humilha será glorificado”
(Antigo Testamento, Jó, Capítulo XXII, versículo 29)
Podemos notar que Jesus viera dar continuidade às palavras contidas no Antigo Testamento. Se eram lidas e não meditadas, Ele as viveu deixando-nos exemplos vivos da Sua vida de amor aqui na Terra. Jesus nada fez para ocupar os primeiros lugares, fez, sim, obras que deram-Lhe o lugar que ocupa até hoje. Jesus não correu atrás da evidência, Se fazia presente com Seu porte digno e humilde. A humildade, com que viveu a cada linha do Seu Evangelho, foi-nos deixada como exemplo a ser seguido. 
Campanha “conscientizar”

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior
6.0 - Resultados

Em todo e qualquer trabalho que se realiza, faz-se necessário um estudo dos resultados, como método de aferição de sua produtividade. Isso se aplica a qualquer empreendimento. Neste caso, a observação dos resultados nos dará um idéia da qualidade da assistência que está sendo oferecida aos pacientes que procuram a casa. Saber se os casos estão sendo resolvidos, se as pessoas estão satisfeitas com o tipo de serviço oferecido é obrigação de todo trabalho sério. Aqui entra a importância das fichas de atendimento e das carteirinhas de controle para realização dessa avaliação.
Existem três itens básicos que nos auxiliam nessa avaliação: 
a) resolução do processo;                                                                 
b) insucesso no tratamento;                                                                
 c) abandono da assistência.
A experiência tem demonstrado que o Espiritismo pode resolver em torno de 70% dos casos de obsessões de um modo geral. Se os casos atendidos não estão sendo resolvidos, ou existe um percentual considerável de abandono, os métodos de trabalho precisam ser revistos passo a passo, da recepção à reunião mediúnica, passando pelo passe e reunião pública.

Continuação na próxima publicação.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec
        
         Continuação do capitulo anterior
      
        Mas em 1861 o Bispo de Barcelona tomou uma atitude mais direta. Ele ordenou um auto de fé, conhecido como Decreto de Barcelona, contra trezentos livros Espíritas, incluindo muitos de Rivail, que foram confiscados e queimados em público. No entanto, a ação do Bispo não fez mais que incitar o nacionalismo Francês e contribuiu para o crescimento mais profundo do Espiritismo tanto na França como na Espanha. Hess acrescenta que quando o Bispo morreu, nove meses depois, seu espírito arrependido manifestou-se através de vários médiuns franceses implorando pelo perdão de Rivail que foi concedido. Na França, o diretor da Faculdade de Teologia de Lyon começou a dar cursos de educação pública contra o Espiritismo e Mesmerismo, isso em 1864. Os clérigos escreviam que Espiritismo era a exaltação do demônio.
        
        Continua no próximo blog.




Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
6
Se te animas o cultivo da educação mediúnica, cumpre os horários estabelecidos pela Casa Espírita. Respeita as orientações dos dirigentes e estuda os assuntos à mediunidade, para que tenhas solidificada uma boa base teórica. Discipline também a tuas emoções, atenção redobrada aos teus próprios pensamentos, controla-os sempre, à custa de um pequeno esforço e logo colherás os frutos benditos da harmonia espiritual.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)



Campanha da Boa Leitura

     O livro, OS MENSAGEIROS:  O Autor alerta aos médiuns quanto à necessidade da prática dos ensinamentos na esfera íntima, evitando surpresas negativas, quando do retorno ao Plano Espiritual. Psicografia: Francisco Cândido Xavier pelo Espírito André Luiz.
    
    Vale a pena ler



domingo, 7 de abril de 2013


(ESE-Capítulo VII ,Item 3)

“Sabeis que os príncipes das nações dominam os seus vassalos, e que os maiores exercitam sobre eles o seu poder. Não será assim entre vós: mas aquele que quiser ser o primeiro, seja o vosso escravo; assim como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua ida em redenção de muitos”.

(Mateus, Capítulo XX.  Versículo. 20 a 28).

Jesus, Puro e Imaculado, veio para servir e não para ser servido. Por que nós, espíritos cheios de imperfeições, não queremos servir os outros, Para desejarmos os primeiros lugares, precisamos nos fazer humildes. Se hoje estamos tentando compreender as palavras doi Santo Evangelho do Senhor Jesus, devemos, sem demora, nos tornarmos o menor dos servos da Doutrina, que hoje coloca em nossas mãos as verdades, que até a Codificação encontravam-se guardadas nos cofres dos mistérios. Ela não nos pede sacrifícios, implora-nos exemplos.
 
Campanha “conscientizar”

Atendimento Fraterno
Continuação da publicação anterior

5.5 - Ocupações do enfermo
Nos casos graves, as enfermidades espirituais podem levar as criaturas a condições tão degradantes que as impossibilitam ao trabalho de qualquer natureza. Porém, na maioria das situações as pessoas podem se dedicar a algum tipo de trabalho e isso deve ser estimulado como parte da terapia reequilibrante. A ociosidade agrava qualquer mente em desalinho.
Entretanto, deve-se ter o cuidado para não levar adiante a idéia corrente de que basta colocar o obsidiado para "trabalhar" para livrá-lo da obsessão. Isso é procedimento de casas que não fundamentam seus trabalhos na metodologia kardequiana, portanto pouco tem a oferecer aos que buscam auxílio em situações de desespero. Como geralmente a parte assistencial é a linha de frente dos trabalhos dessas casas, generalizou-se esse grave equívoco em nosso meio, o que trouxe imensos prejuízos para a resolução dos problemas mais sérios.

Continuação na próxima publicação.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec
         Continuação do capitulo anterior

       De fato, ele já havia sido avisado de tudo isso pelos Espíritos em 1856, bem antes de se tornar um campeão da causa Espiritista; “Ódios terríveis serão incitados contra você. Inimigos implacáveis vão tramar a sua ruína. Você será exposto à calúnia e a traição, até por aqueles que mais parecem dedicados à você. Seus melhores trabalhos serão rejeitados e negados”. Esta comunicação foi dada pelo “Espírito da Verdade”. A Igreja católica, tanto na França quanto em toda parte,          estava particularmente ávida por desacreditar tanto o Espiritismo quanto Rivail. David J. Hess, em seu livro: “Espíritos e Cientistas: Ideologia, Espiritismo e a cultura Brasileira”, menciona várias atitudes tomadas pela Igreja contra o novo movimento, que era considerado pior que o Protestantismo. Antes da publicação do “Livro dos Espíritos” em 1856, o Santo Ofício, sob as ordens do Papa Pio IX, proibiu a mediunidade e qualquer outra superstição análoga, por serem “heréticas, escandalosas e contrárias aos costumes honestos”.

         Continua no próximo blog.

 Coletânea de Lembretes Sobre a Temática Mediúnica
5

A mediunidade de cura se expressa na palavra amiga que consola e estimula, no gesto fraterno que ampara e reconforta; no passe magnético que restaura as energias e na fluidificação de água que converte em medicamento para os enfermos do corpo e da alma. Curar com Jesus é um simples ato de amor, espontâneo e acessível a todos os homens de boa-vontade.

Autor: Vitor Ronaldo Costa (Minuto Mediúnico)

 Campanha da Boa Leitura

     O livro, O LIVRE-ARBÍTRIO, é mais uma das obras da Série Edgard Armond, que a Editora Aliança tem a satisfação de publicar, levando os conhecimentos da Doutrina dos Espíritos ais seus eleitores.

     Vale a pena ler