domingo, 25 de novembro de 2012


“Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.”

(ESE-Capitulo XXVII, Item 10)

 
Campanha “conscientizar”  

CAP.XXVII

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

O "espírita"

São pessoas que se dizem "espíritas" porque tiveram contato com terreiros de Umbanda, Candomblé e mesmo com o Espiritismo. Querem ler muitas obras psicografadas (ou dizem que já o fizeram) e vão logo afirmando que gostariam de trabalhar na casa. Procuram auxílio por não estarem bem, mas na maioria das vezes, já dizem o que acham necessário para a solução de seus males. Isso torna bem difícil uma orientação mais efetiva. Na medida do possível, conscientizá-lo sobre a responsabilidade de ser espírita e demonstrar que a possibilidade de trabalho será definida mais tarde. Primeiro é necessário buscar um estado mínimo de equilíbrio espiritual.

Continuação na próxima publicação.

 REFLEXÃO

Tentes Saudades?

Inúmeras são às vezes em que registramos a saudades de alguma pessoa, que faz parte do nosso campo de afetos.

O fenômeno é tão curioso que bastará uma carta, um bilhete ou um telefonema rápido que tudo se acalma dentro do nosso íntimo.

Se sentimos saudades de alguém, necessitamos de verificar a inclinação desse sentimento, pois se a saudade provém das recordações enobrecidas ou se provém das evocações nefastas, procuremos apoio na oração, no primeiro caso a oração nos confortará para termos paciência e esperar, no segundo caso oremos para que alcancemos forças de substituir esse anseio insano.

Aprendamos a seguir adiante, operoso e enobrecido, de modo a assimilar as energias boas da vida, que nos ajudará a equilibrar todas as ânsias e nos impulsionará para o grande encontro com Aquele que nos aguarda na outra margem, repleto de paz pelos atos luminosos praticados no mundo, sem amarguras, sem saudades.

 
Fonte: Revelações da Luz pelo Espirito Camilo.

    
“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

       Em 1848, quando a mediunidade das Irmãs Fox estava provocando uma comoção na América, ele já era um Educador muito conhecido e conceituado que poderia facilmente e confortavelmente se manter pelo resto de sua vida com o que provinha de seus livros. Em 1854 um amigo que tinha muito interesse nos fenômenos de mesmerismo, Mr. Fortier, contou a Rivail sobre a mania das mesas girantes que tinha àquele tempo alcançado a França. Mais tarde ele inclusive falou que Fortier disse-lhe que “Não somente fazem uma mesa mexer-se, mas também a fazem falar. Faça a ela uma pergunta, e ela responde”. A resposta de Rivail foi típica de um famoso acadêmico do século XIX, que mais tarde iria arriscar sua reputação por publicar trabalhos endossando a mediunidade. Ele respondeu, “Eu acreditarei nisso quando puder ver e quando me provarem que uma mesa tem cérebro para pensar e nervos para sentir e que ela possa se tornar uma sonâmbula. Ainda assim, continuo não vendo nada além de uma fábula contada para provocar sono”.

        Continua no próximo blog

 

 
VOCE SABIA?
“ Novo dia, nova esperança. Este deve ser um pensamento diário em nossa cabeça e um sentimento ativo em nosso coração. Tudo, pois, vai correndo bem, a caminho do melhor. Não asilemos nem o sinal de tristeza, porque a tristeza é uma noite longa na habitação de nosso espírito.”
Neio Lucio
Pense nisso!
 
 
 

sábado, 17 de novembro de 2012


“Deus conhece as nossas necessidades e a elas provê como for necessário. O homem, porém, insaciável nos seus desejos, nem sempre sabe contentar-se com o que tem; o necessário não lhe basta; reclama o supérfluo.”
(ESE - Capitulo XXV, Item 7)

Campanha “conscientizar”  
CAP.XXVI
Atendimento Fraterno
Continuação da publicação anterior

O fanático
Esse tipo de personagem é muito encontrado entre espíritas que supõem resolver seus problemas com a ação dos Espíritos superiores, sem se esforçarem para vencer as dificuldades. Geralmente não aceitam interferências de terceiros em suas convicções e nos casos de doenças orgânicas chegam a desprezar o tratamento da medicina terrena. Acham que, por trabalharem no centro espírita, os irmãos espirituais estão a postos para ajudá-los a resolver seus problemas. É muito delicada a abordagem desse tipo de personalidade, pois trata-se na verdade de pessoas equivocadas. Procurar orientar no sentido da compreensão das verdades divinas, retirando-o da faixa de fanatismo em que se encontra. Se houver condições psíquicas adequadas, mostrar racionalmente ao paciente seu equívoco de posicionamento. O exagero em qualquer setor da vida produz sofrimentos. Trabalhar para retirá-lo desse estado, com orientações através de entrevistas e palestras.
Continuação na próxima publicação.

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo. 

  REFLEXÃO
Estás preocupado?
É compreensível que te surpreendas em estado de preocupação, quando te defrontes com os diversos desafios o teu cotidiano.
Não é nada fácil, conciliar os afazeres domésticos, a profissão e o convívio social.
As vezes  estar entre tantas coisas ao mesmo tempo que, vez ou outra, percebes que foste invadido por ondas de preocupações, por ansiedade, por insegurança...
Entretanto vale para um  pouco e meditar acerca desses fenômenos.
Quanto te preocupas, passas a dispensar largas quotas das tuas energias na direção do objeto da tua preocupação.
Se a causa é válida, converte a preocupação em ação positiva e benfazeja, ao invés de te manteres paralisado à frente do desafio.
Se o motivo da preocupação não tiver a marca do legítimo valor, se o teu estado psicológico prende-se ao desejo de posse, ao ciúme, à falta de fé em Deus ou a qualquer capricho nocivo à sua saúde da alma, é chegado o tempo de, à custa dos necessários esforços, te desligares dessa sintonia, que te irá minando o mundo íntimo, sem que encontres solução, podendo escorregar para valões de desespero, mágoa, ódio ou indiferença, ou, em estado extremo, podendo impulsionar-te para o crime, que tem variado espectro para almas lúcidas que conhecem, ainda que por simples informações, as orientações das Leis Divinas.
Desse modo, estuda com clareza as fontes e motivos das tuas preocupações, considerando com o Celeste Guia que, “a cada dia já basta o seu mal”.
Na certeza de que estas no mundo a fim de aprender, crescer e amar, nos roteiros da felicidade, não deixe se levar ante os problemas de saúde financeiros, mal-entendidos ou familiares. Aprenda a resolver, um após outro, os teus problemas e, na certeza de que o tempo é o fator da resolução de todos os enigmas, entregas a tua preocupação ao Criador e marcha adiante aguardando a luz do novo dia.
Não te deixes aturdir pelas exageradas preocupações, trabalhando com valor e afinco o cerne de ti mesmo.

“VIDA E OBRA” DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
Você Conhece Kardec
Continuação do capitulo anterior
       Após deixar o Instituto Pestalozzi, Rivail fixou-se em Paris, quando em 1824 publicou seu primeiro livro. Esse livro era baseado no seu próprio sistema de ensinar matemática e foi reeditado até 1876. No ano seguinte, com a idade de vinte e um anos, ele abriu sua própria “Escola de Primeiro Grau” e em 1826 ele abriu outra, o “Instituto Técnico Rivail’”. Ele ensinava Química, Física, Matemática, Astronomia, Anatomia comparada e retórica. Falava nove línguas, sendo que o italiano e espanhol fluentemente. Rivail também enviou várias propostas de reforma Educacional à Câmara Legislativa da França, que foram muito elogiadas embora não adotadas.
          Em 1832 ele desposou Amelie Gabrielle Boudet, que era professora de Artes e Escritora. Mas um “desastre” aconteceu em 1835 quando o tio de Rivail que também era seu sócio, afundado em enormes dívidas de jogo, forçou o fechamento de uma das escolas. No entanto, Rivail começou a escrever uma série de livros, de textos de vários assuntos para a Universidade Francesa e também começou a dar aulas particulares em sua própria casa.
         Continua no próximo blog


VOCE SABIA?

“Vivemos como criaturas que se suicidam pouco a pouco, todo o dia um suicidiozinho.  Um ato de rebeldia, uma reclamação indébita, um ponto de vista infeliz. Atraímos vibrações negativas e operamos sobre nós esse suicídio lento, indireto.”
Chico Xavier


Pense nisso!

sábado, 10 de novembro de 2012


“O bom médium, pois, não é aquele que comunica facilmente, mas aquele que é simpático aos bons Espíritos e somente deles tem assistência das qualidades morais se torna onipotente sobre a mediunidade .”

(ESE-Capitulo XXIV, Item 12)

 

Campanha “conscientizar”  

CAP.XXV

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

O descrente

É aquele que inicia sua conversa já dizendo que foi trazido por sua família ou amigos, mas que não acredita em nada etc. Na maioria das vezes quer ser convencido de alguma coisa ou espera que seus problemas sejam resolvidos por outros. Tenta fazer parecer que não está muito interessado na ajuda oferecida pelo centro espírita. Nestes casos, deixar claro que ele só será auxiliado se quiser e que terá que se esforçar para isso. Evitar atitudes paternalistas com o paciente. Muitas vezes a ação mais enérgica do entrevistador faz com que o indivíduo mude sua postura perante a vida. Mostrar as desvantagens da descrença e os benefícios que poderia ter, revertendo esse quadro.

Continuação na próxima publicação.

 

REFLEXÃO

Tens mediunidade?

Reconhecendo que os canais que permitem o aparecimento da mediunidade, são daqueles que já vêm estabelecidos desde os acertos de compromissos no mundo espírita, não poderemos menosprezar os níveis de responsabilidades de cada medianeiro renascido na Terra.

Nenhuma criatura se apresenta no mundo portando a faculdade do intercambio com os Espíritos por mero acaso. Os fundamentos são de alta relevância para o portador.

Entendendo que as percepções do Além por parte do indivíduo correspondem ao cômputo do sublime amor de Deus, amor misericórdia, a faculdade mediúnica necessita cercar-se com seriedade, vigilância, com espirito de serviço, de modo a que seja convertida em excelente via de acesso à luzes da alma.

Nenhum ganho material, profissional ou recompensas sociais, devem ser visados com a utilização da mediunidade, como também, nenhuma inarmonia, nenhuma violência, nenhuma opressão.

Sob a claridade que vem do Senhor, cada medianeiro se compenetre das incontáveis bênçãos que ela representa para todos, quando bem planejada, mas do mesmo modo, não se poderá olvidar o médium das responsabilidades gerais pelas quais terá que responder.

Se tens mediunidade, começa a buscar um núcleo de estudo da Doutrina Espírita, onde a disciplina e o trabalho no bem se façam brilhar a tua própria luz, tornando-te instrumento do Cristo no atendimento aos dramas e às necessidades do mundo.

Se és médium, procura filtrar mensagens felizes, sob as inspirações dos Prepostos de Jesus, para que sejas venturoso e promovas alegrias com as tuas possibilidades psíquicas.

Guarda, então, a certeza de que laborando na mediunidade com respeito, disciplina e decisão, os teus dias terrenos serão gloriosos e gloriosa será também a tua volta ao Lar da Imensidão.

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

   

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

       Em primeiro lugar, se nós queremos realmente entender porque o trabalho de Kardec continua a ter sucesso tão espetacular e ao mesmo tempo situá-lo no seu contexto correto, nós precisamos dar uma olhada no histórico da sua vida. “Allan Kardec”, é o pseudônimo adotado por Hyppolite Léon Denizard Rivail, sob o qual ele publicou seus livros sobre Espiritismo. Rivail nasceu em Lyon no dia 03 de outubro de 1804, numa família que tinha por várias gerações sido formada por advogados e magistrados. Desde criança, mostrava aptidões por Ciência e Filosofia e na idade de dez anos foi enviado para o Instituto Pestalozzi, cujos métodos de ensino radicalmente inovadores, estavam atraindo alunos das mais bem posicionadas famílias da Europa.

       Hess enfatiza a importância desse fato na vida de Rivail, pois o método Pestalozzi de ensino era baseado nos princípios do Iluminismo. Os estudantes eram encorajados a abraçar os ideais de reformas políticas e sociais e embora Rivail permanecesse católico, ele adotou a atitude “mente aberta” de um Livre Pensador. Ele acreditava que a educação era a chave para harmonizar as relações entre o “Rico e o Pobre”. Esses fatores parecem ter influenciado muito o interesse que os ensinamentos dos espíritos provocaram em Rivail mais tarde. Não foi só o fato dele ser mente aberta o suficiente para não rejeitar os ensinamentos por razões religiosas, mas eles foram como uma confirmação de sua crença na igualdade e que iam também de encontro a muitos dos dogmas da Igreja. Também, Rivail chegou ao Instituto Pestalozzi numa época em que estavam acontecendo uma disputa interna entre o dominador administrador Joseph Schmid e o teórico Johannes Niederer que ajudou a dar publicidade as idéias de Pestalozzi. Hess especula até que, provavelmente, Rivail aprendeu lições valiosas com ambos: Com Schimid, as habilidades políticas e administrativas que o ajudariam mais tarde a fundar e manter um movimento internacional. Com Niederer, aprendeu a arte de apresentar ideias novas e controversas à um público séptico e as Instituições da mesma forma. Rivail rapidamente provou ser uma criança gênio de rara distinção. A disputa interna na Escola provocou a demissão de dezesseis mestres e na idade de quatorze anos, Rivail foi convidado a ministrar aulas para os seus próprios colegas. Ele também tornou-se um dos alunos favoritos, um dos discípulos mais ardentes do Instituto Pestalozzi e deixou Yverdun com uma graduação em Letras e Ciências e um doutorado em medicina.

        
            Continua no próximo blog

 

   

VOCE SABIA?
“Cada um de nós, até que se integre na Grandeza Suprema, é uma obra-prima de inteligência em processo de habilitação na oficina da vida, a caminho da perfeição”
André Luiz
 
 
Pense nisso!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


“O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo. Entretanto, não o pode fazer sem destruir os abusos. Como Jesus, ele topa com o orgulho, o egoísmo, a ambição, a cupidez, o fanatismo cego, os quais, levados à ultimas trincheiras, tentam barrar-lhe o caminho e lhe suscitam entraves e perseguições.”

(ESE-Capitulo XXIII, Item 17)

Campanha “conscientizar”  

CAP.XXIV

Atendimento Fraterno

Continuação da publicação anterior

O desanimado

Normalmente um paciente é desanimado porque sua vida está sem sentido. Ele não tem ânimo para o trabalho e na maioria das vezes se isola do convívio social e familiar. Frequentemente tem depressão profunda e pensamentos que se relacionam com a morte. É necessário ter muita cautela com a orientação doutrinária e ter sempre o cuidado de encaminhar o caso também ao médico terreno para que seja avaliada a necessidade do uso de medicações, por possíveis enfermidades físicas que possam estar instaladas no organismo.
Se possível, envolver a família na orientação, mostrando os riscos que corre o doente de enveredar-se pelo caminho do desequilíbrio. Explicar, através do diálogo fraterno e convincente, a necessidade de sua moralização, pela prática da religiosidade, da moral e organização da própria vida.

Continuação na próxima publicação.

REFLEXÃO

Vibras com a doutrina?

Nos tempos atuais, quando parece que a mitológica Caixa de Pandora abriu-se sobre o mundo, deixando espalharem miasmas variados, contagiando coletividades imensas, pensamos no papel da Doutrina Espírita no seio das massas.

No momento que o egoísmo, com todo o seu séquito, alardeia confusões ideológicas, esparge cupidez, ambição e outras atormentadas pestes morais, meditemos a respeito da mensagem Espírita para a humanidade.

Movimentos, os mais estranhos e absurdos se levantaram e se levantam, valendo-se de criaturas ignorantes, de pessoas fanáticas ou indivíduos assinalados por grosseira má vontade, intentando empanar a grandeza do Consolador sobre a Terra, muitos afirmaram inverdades, outros lhes lançaram anátemas, vários levaram suas afirmativas à praça da zombaria, crendo-se vitoriosos por conta com outros cérebros conturbados pelo desconhecimento, e por corações enodoados pelo despeito, mas eram vitórias de um só dia, pois os ensinamentos da Doutrina Espírita, à semelhança de água sobre a areia, vêm-se infiltrando em todas as camadas sociais explicando, norteando, consolando, iluminando, convidando cada ser a uma maior aproximação da Luz de Jesus Cristo, demandando esferas onde reinam a harmonia, a alegria, a felicidade.

Diz um rifão popular que ninguém atira pedras em árvores que dão maus frutos...  Desse modo, todo esse conjunto de providencias que se alastra para condenar ou desmerecer o Espiritismo, gasta tanto tempo, tanta preocupação e tantos planos elabora, por sentir ou por certificar-se que cabe ao Consolador a missão de fazer pensar maduramente os indivíduos, libertando suas mentes das escravizações do fanatismo e da ignorância.

Servir a Deus sem temores; amar a Deus com devoção e ternura, por meio do serviço ao semelhante, renovar as condições da própria vida, buscando a transformação da reforma interior, fazendo o bem, são sublimes propostas do Glorioso Espiritismo.

Medite sobre tudo isso, buscando o nosso engajamento honesto, participativo, com as Hostes disseminadoras dessa portentosa Luz.

Como está seu íntimo? Vibras com o trabalho da Doutrina Espírita? Ou, acaso, te achas entre os que só identificam possibilidades de ganho fácil, de exploração dos médiuns, de beneficiamento imediato para ti e os teus?

Vibras com a Mensagem Sublime? Ou tens como uma ocupação a mais, mesclada aos teus programas sociais, a merecer somente a ti algum tempo, quando não tenhas outras coisas para fazer?

Como te vens posicionando perante a Doutrina Espírita? Vale atinar com essa questão, pois isso é muito importante à nossa vida, ainda que não saibamos, paira sobre nós uma estrela de amor que brilha na constelação do Amor de Deus.

 

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Você Conhece Kardec

Continuação do capitulo anterior

       Arthur Findlay mostrou essa falta de entendimento ao referir-se a Kardec nestes termos:

       “No Brasil um extenso movimento tem sido dirigido pelos escritos do francês Allan Kardec. Ele no entanto, influenciou o pensamento de seus seguidores mais para a doutrina da reencarnação do que na crença do progresso, dos Espiritualistas Americanos e Britânicos”.

       O fato de que um dos mais importantes livros de Kardec foi publicado sob o título de Livro dos Médiuns, dá uma idéia de quão longe da verdade Findlay estava. Isso, junto com o mesmo conceito do progresso eterno, contínuo, como princípio central, já sugerem como ele não era familiarizado com o trabalho do Francês Allan Kardec. De fato, a diferença significativa entre Espiritismo e espiritualismo é que, para os primeiros a “Doutrina da Reencarnação”, é um ensinamento central enquanto que no Espiritualismo a crença em reencarnação não é geralmente muito difundida, apesar de ser extremamente comum. Há muitos Espiritualistas que rejeitam esse conceito com aparente desdém. No entanto, não é minha intenção colocar mais combustível nesse já superaquecido debate sobre a reencarnação. A única coisa que eu pessoalmente posso dizer é que eu encontro argumentos de ambos os lados do debate que são persuasivos de um lado e algumas vezes sensível e ilógico de outro.

       O que eu espero mostrar, no entanto, é a maneira de Kardec analisar as comunicações espíritas de natureza filosóficas, proporcionando uma maneira de aumentar o entendimento nessas conclusões e talvez também, dissolver um pouco a rejeição que parece provocar em ambos os lados cada vez que o assunto é abordado.

         Continua no próximo blog

 
VOCE SABIA?
“Dizem os amigos espirituais que a iniciação da verdadeira felicidade está em fazer, os outros felizes.  Ao doar alegria e paz, bom animo e segurança ao próximo, encontraremos a fonte de energia que nos fará constantemente motivados para a sustentação da felicidade pra nós mesmos.”
Chico Xavier
 
 
Pense nisso!