domingo, 23 de setembro de 2012


“Caridade sublime palavra que sintetiza todas as virtudes, és tu que hás de conduzir os povos à felicidade.”
(ESE-Capitulo XIII, Item 11)

Campanha “conscientizar”  
CAP.XVIII
Atendimento Fraterno
3.1 - Recepção e Triagem
Grandes partes das pessoas que adentram o Centro Espírita pela primeira vez, o fazem em busca de algum tipo de auxílio. Poucas são as que vão para conhecer o Espiritismo ou por curiosidade, ou ainda como visitante. A casa espírita deve dispor de meios para bem receber essas pessoas. O primeiro passo para iniciar o trabalho de Atendimento Fraterno é receber as pessoas que chegam pela primeira vez, dando-lhes as informações necessárias a cada caso. É feito com muita presteza, simpatia e agilidade, além de grande discrição e seriedade.
Neste caso, a primeira impressão que a pessoa terá do trabalho será muito importante. Pessoas sérias não retornarão a locais onde não transpirem idoneidade e credibilidade.
A triagem é feita nessa
hora de conversa informal, onde o "trabalhador" observará pela sua perspicácia, qual a necessidade daquela criatura. Se for um caso que demande maiores cuidados, a pessoa será encaminhada à Sala de Entrevistas para uma conversa mais reservada e posterior direcionamento. Caso contrário, ou seja, se a pessoa não estiver precisando de nenhum tipo de ajuda, ela será encaminhada para os trabalhos públicos de explanação.
 A nosso ver, este é o modelo ideal, pois todas as pessoas que vêm pela primeira vez à nossa casa poderão ter um atendimento atencioso e fraterno não apenas aqueles que se dispõem a procurar ajuda, mas também conhecerá pessoas e amigas bastante comprometidas com o trabalho da Boa Nova.

REFLEXÃO
Praticas a Caridade?
Em o Evangelho Segundo o Espiritismo, o notável Adolfo, bispo de Argel, fala sobre a prática da beneficência.
O nobre religioso desencarnado faz pensar todo aquele que passa pelo mundo, muitas vezes sem atinar para a importância da sua atuação junto às dores e às dificuldades outras.
Não são poucos que afirmam que se as pessoas sofrem é porque fizeram por merecer. Que não deveríamos intervir para que não as impeçamos de cumprir o seu resgate com as Leis Divinas.
De fato, quaisquer padecimentos estão alicerçados sobre necessidades provisionais ou expiatórios. Conviria, porém, Cada um refletisse nas razões que levaram o Criador a situar esses necessitados exatamente próximos a nós.
Sabemos que Deus não se equivoca, e, por não se equivocar, aproxima os que necessitam receber daqueles que necessitam aprender e dar.
É imprescindível que cada um de nós desenvolva a sensibilidade diante dos problemas alheios, tanto como gostaria de contar com a sensibilidade dos outros quando sofremos por alguma razão.
Nessa atitude de elaborar o bem do próximo é que a caridade opera os milagres do amor.
Por isso, se avançamos na busca de Deus, necessitamos a prática da caridade.
Existem várias práticas da caridade; por exemplo:
A caridade da boa palavra; a caridade do silencio; a caridade de dizer um não; a caridade da presença cooperadora e tantas outras caridades que existem e as vezes esquecemos de coloca-la em prática.
Para e pensa em tudo isso, e inicia ou prossegue o teu esforço por praticar a caridade, porque é por meio dela que, o mundo encontrará a felicidade, conforme disse o bispo de Argel.

    
Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.

Descrição do monumento druídico
O túmulo de Allan Kardec e suas especificações
O dólmen de Kardec, simples e severo em suas linhas, é constituído de três moles de granito bruto em posição vertical (esteios), sendo duas pilastras na frente e uma laje atrás, sobre as quais repousa uma quarta pedra tabular (mesa ou chapéu) em suave declive para trás, de modo a delimitarem, todas elas, um espaço (câmara), de cujo centro se eleva um pedestal quadrangular, em granito liso, no topo do qual está colocada a herma, em bronze, de Allan Kardec, quase em tamanho natural; executada por Capellaro. No pé desta herma foi entalhada, de fora a fora, o nome ALLAN KARDEC; lateralmente, à direita, acha-se a assinatura do escultor e, entre parênteses, o ano 1870.


VOCE SABIA?
.
"O verdadeiro espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo."

Allan Kardec

Pense nisso!

domingo, 16 de setembro de 2012



“Não esqueçais, meus queridos filhos, que o amor aproxima de Deus a criatura e o ódio a distancia dele.”
(ESE-Capitulo XII, Item 10)

Campanha “conscientizar”  
CAP.XVI
Atendimento Fraterno
3.0 - Esquema do Atendimento
 Todo trabalho prático precisaria ser fundamentado em estudo teórico prévio, com a finalidade de conhecer aquilo que vai ser realizado. Nos centros espíritas esta regra deveria ser observada com muito mais rigor, por razões óbvias, afinal está em jogo o equilíbrio espiritual das pessoas que os procuram. Entretanto, o empirismo ainda é a marca da improdutividade nas casas, por absoluta falta de hábito para os estudos da doutrina que se professa. Enraizou-se entre nós o costume de realizar as coisas sem planejamento, pois é regra geral que, para se fazer o bem, basta certa dose de boa vontade. A experiência secular nos mostra que não é bem assim. Se possuímos boa vontade, temos que aliá-la ao conhecimento a à ação, pois ela sozinha para nada serve. No Atendimento Fraterno é importante que se obedeça a um esquema mínimo de organização e conhecimento, a fim de que trabalhemos com ordem e disciplina. A seguir, falaremos de todos os itens relativos ao serviço de atendimento da Casa Espírita, para que cada grupo interessado possa desenvolver seu próprio esquema de recepção e assistência.

REFLEXÃO

Odeias?
Não poderia haver sentimento mais lamentável aninhando-se em teu âmago.
Se for verdade que odeias, torna-se imperioso que te dês conta de um elemento que despontam dessa constatação, é a possibilidade da convivência com a verdade em ti mesmo. Admitir que ainda carregues em ti esse veneno, já é um ato de coragem, ao revés de manter sob panos dourados de mentira o discurso de que não és odiento.
Não Basta somente admitir que odeias, Faz-se necessário a disposição de medicar-se, extraindo do teu cerne, uma a uma, essas raízes do ódio.
Porque tanto ódio no coração?
Donde provém essa loucura odienta?
Atrelado à vaidade, o orgulho, a inveja e tantos outros sentimentos destruidores que ameaça a saúde mental, física e espiritual.
O ódio é força cega, enceguecendo os seus portadores, levando-os a precipícios hediondos.
Somente o amor, nas suas multifaces, é capaz de desacelerar a fúria do ódio, permitindo aos portadores amorosos alcançar a plenitude da esperança, da paciência da alegria e da paz.
Não te deixes arrastar pelas forças loucas do ódio, sintonize-se ao Criador, desenvolvendo ferramentas de proteção ao teu sentimento, busque perdoar e amar e sentirás uma emanação forte e douradora, pois o Universo conspirará pra que você possa ter uma vida plena de paz e alegria.
    
Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
A Obra de Kardec e Kardec Diante da    Obra
Continuação
Sua vitória é a vitória do equilíbrio e do bom senso, é a vitória do anonimato e da humildade, notável forma de humildade que não se anula, mas que luta e vence. Como figura humana, nem sequer aparece nos livros que relatam a saga humana. Para o historiador leigo, quem foi Kardec? Seu próprio nome civil, Hippolyte-Léon Denizard Rivail, ele o apagou para publicar seus livros com o nome antigo de um obscuro sacerdote druida.
De modo que não é somente a obra realizada por Kardec que devemos estudar, é também sua atitude perante a obra, porque tudo neste espírito é uma lição de grandeza em quem não deseja ser grande.

VOCE SABIA?
Se Allan Kardec tivesse escrito que Fora do Espiritismo não há Salvação; eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu Fora da Caridade, ou seja, fora do Amor não há salvação.

 

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


“Para o crente e, sobretudo, para o espírita, muito diversa é a maneira de ver, porque suas vistas se lançam sobre o passado e sobre o futuro, entre os quais a vida atual não passa de um simples ponto. Sabe ele que, pela mesma destinação da Terra, deve esperar topar aí com homens maus e perversos; que as maldades com que se defronta fazem parte das provas que lhe cumpre suportar e o elevado ponto de vista em que se coloca lhe torna menos amargas às vicissitudes, quer advenham dos homens, quer das coisas.”
(ESE-Capitulo XII, Item 4)

Campanha “conscientizar”  
CAP.XVI
Atendimento Fraterno
2.0 - Papel do Centro Espírita na sociedade
O papel fundamental do Centro Espírita na sociedade é ajudar as pessoas no processo de reequilíbrio, levando a mensagem moral de Jesus, à luz da Doutrina Espírita, à vida daqueles que ainda se encontram sob o jugo da falta de conhecimento. O Espiritismo, sendo o Consolador prometido pelo Mestre, deverá exercer um papel de agente transformador das criaturas, reconduzindo-as ao equilíbrio, através do esclarecimento. Cabe, portanto, à casa espírita, exercer influência na mudança de comportamentos e atitudes dos que a procuram na ânsia de receber ali a cura para seus males. Imperativo, pois, que o Centro Espírita disponha de mecanismos que possam melhor atender essas pessoas, orientá-las e encaminhá-las para a área de atividades doutrinárias que for mais conveniente. Esse tipo de serviço, prestado com o intuito de receber, ouvir, orientar e encaminhar o irmão necessitado na casa de caridade é o Atendimento Fraterno.
REFLEXÃO

Temes os maus?
Se o temes, já pensaste que te fixas à faixas psíquicas de todos eles, e que por mais digas que deles queres distancia, mais se aproximam deles, pois isso é uma Lei de atração.
Se o temes, já pensaste que consagras a falência do bem em ti e ao redor de ti, tornando-te veículo dessas forças danosas, constituindo os teus falares diversos, os teus comentários e as tuas atividades, noticiários completos das façanhas sombrias que te preenchem a mente?
Se os temes, já pensaste que segues pela Terra como quem se vê contaminado por grotescos e torpes vírus, esparramando-o aonde quer que vás?
No entanto, se não temes os maus, porque pensas, sentes, falas e ages com o bem, sem duvida alcanças gradualmente, a firmeza de caráter espiritual do “homem-novo” que se desenha em teu amago.

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.

“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.
A Obra de Kardec e Kardec Diante da    Obra
continuação
Dentro dessa idéia, montou com muito zelo e amor “O Evangelho segundo o Espiritismo”. O problema dos dogmas — pelo menos o principal ficaria para “O Céu e o Inferno” e sobre as questões científicas ainda voltaria a escrever em “A Gênese”.
E assim concluía mais uma etapa da sua tarefa. O começo, onde andaria? Em que tempo e em que ponto cósmico? Era  e é  um espírito reformador, ordenador, preparador de novas veredas. A continuação, seus amigos espirituais deixaram-no entrevê-la ao anunciar-lhe que se aproximava o término da existência terrena, mas não dos seus encargos: voltaria encarnado noutro corpo, lhe disseram para dar prosseguimento ao trabalho. Ainda precisavam dele e cada vez mais. Nada eram as alegrias que experimentava ao ver germinar as sementes que ajudara a semear; aquilo eram apenas os primeiros clarões de uma nova madrugada de luz. Quando voltasse, teria a alegria imensa de ver transformadas em árvores majestosas às modestas sementeiras das suas vigílias, regadas por dores muitas. Não seria mais o vulto solitário a conversar com os Espíritos e a escrever no silêncio das horas mortas, teria companheiros espalhados por toda a Terra, entregues ao mesmo ideal supremo de trabalhar sem descanso na seara do Cristo, cada qual na sua tarefa, conforme seus recursos, possibilidades e limitações, dado que o trabalho continua entregue a equipes, onde o personalismo não pode ter vez para que as paixões humanas não o invalidem.

VOCE SABIA?
Que o Evangelho, dizem os espíritos amigos do Plano Maior, dá equilíbrio ao coração. Necessitamos, talvez, não apenas aprender seu conteúdo sob o prisma do intelecto, mas sim sob as luzes do sentimento. Abrindo o coração para o exame detalhado de seu ensino, absorveremos melhor sua essência dadivosa e obteremos o equilíbrio da nossa alma.
Pense nisso!
 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012


“Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ao amor verdadeiro, ele, a seu mau grado, cede, É um imã a que não lhe é possível resistir.”
                         (ESE-Capitulo XI, Item 9)

Campanha “conscientizar”  
CAP.XV

Atendimento Fraterno
Serviço de entrevistas

1.0 - Objetivos
O Atendimento Fraterno na casa espírita é um trabalho estruturado de forma a receber, em primeira mão, os irmãos necessitadas de ajuda que procuram na Doutrina Espírita a solução ou alívio para problemas de toda ordem. Essas pessoas, na maioria das vezes, já vêm de outras experiências no campo do auxílio e procuram o Centro Espírita, como "último recurso" para seus males. Muitas vezes céticos esses indivíduos necessitam de boa dose de estímulo para permanecerem firmes na decisão de encontrar respostas para suas perguntas. O Atendimento Fraterno desempenha esse papel de recepção, esclarecimento básico, amparo, reajuste e redirecionamento de ideias. Trata-se de uma atividade que deve ser feita com seriedade, disciplina e preparo, pois às vezes, sendo esse o primeiro contato que o assistido tem com o Espiritismo, vai obrigatoriamente refletir a seriedade ou não do trabalho da casa.
Torna-se, pois, necessário, que os centros espíritas que se propuserem a esse tipo de trabalho assistencial tenham idéia da gravidade da tarefa que estão a empreender, a fim de que não cometam erros desnecessários.


REFLEXÃO
Você ama, verdadeiramente?

Se amas, estarás sempre nutrindo-te na Fonte do Amor na Terra, que é a mensagem de Jesus. E por essa razão, terás sempre a visão aclarada para o fato de que, nesse momento desencontrado da humanidade, a orientação de Cima é no sentido de trabalhar incansavelmente, servir alegremente, cooperar com a Luz onde reine a sombra, ensinar onde a ignorância campeie compreender a quem não te assimilam as orientações, firmando-te na oração e na vigilância que podem te influenciar dessas armadilhas nefastas que pairam sobre o planeta.

Se amas, enfim, és alguém amigo do equilíbrio e aconselha-te com as lições felizes que o Celeste Amigo deixou, para quem desejasse seguir após os Seus passos.
Assim, então, se de fato amas, sabes que deves tomar sobre os ombros a cruz dos teus compromissos, dos teus deveres; renunciar às forças do egocentrismo, esquecendo-te de ti mesmo, e seguir o Bom Amigo para sempre.

Fonte de Pesquisa:  Revelações da Luz, pelo espírito Camilo.    

  
“VIDA E OBRA”  DE UM DOS ESPIRITOS ABNEGADOS QUE FIZERAM UM IMPORTANTE PAPEL  NA DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA ESPIRITA.


A Obra de Kardec e Kardec Diante da    Obra

continuação

Concluindo, assim, o trabalho que lhe competia junto aos Espíritos ainda lhe resta muito a fazer, e o tempo urge. Incumbe-lhe agora inserir a nova doutrina no contexto do pensamento de seu tempo.
 É preciso estudar e expor aos homens os aspectos experimentais implícitos na Doutrina dos Espíritos. Desses aspectos, o mais importante, sem dúvida, é a prática da mediunidade, instrumento de comunicação entre os dois mundos. Sem um conhecimento metodizado da faculdade mediúnica, seria impossível estabelecer as bases experimentais da doutrina. Daí, o “O Livro dos Médiuns”.
Em seguida, é preciso dotar o Espiritismo de uma estrutura ética. Não é necessário criar uma nova moral; já existe a do Cristo. O trabalho é enorme e exige tudo de seu notável poder ordenador. E que o ensinamento de Jesus, com a passagem dos séculos e ao sopro de muitas paixões humanas, ficara soterrado em profunda camada de impurezas. Kardec decidiu reduzir ao mínimo os atritos e controvérsias, buscando nos Evangelhos apenas o ensinamento moral, sem se deter, portanto, na análise dos milagres, nem dos episódios da vida pública do Cristo, ou dos aspectos que foram utilizados para a elaboração dos dogmas.
Continua na próxima publicação.

VOCÊ SABIA?
Que a higiene espiritual do lar deverá ser buscada diariamente,  assim como fazemos a higiene do nosso corpo físico todos os dias? O fluxo de energias da prece deve ser reativado cotidianamente, porque não podemos esquecer o nível mental e espiritual, em que se encontra o nosso planeta, então uma prece singela e com amor, mantém nosso psiquismo estabilizado e o nosso lar equilibrado.